• Entrar
  • Cadastrar
Limpe o liquidificador do jeito certo! Limpeza malfeita do eletrodoméstico pode fazer mal à saúde

O liquidificador deve ser limpo após o uso para evitar contaminação por fungos e bactérias. Saiba como higienizar aparelho para evitar problemas de saúde. 

Limpeza incorreta do liquidificador pode contaminar os alimentos e fazer mal à saúde; saiba como limpar. (créditos: Shutterstock)

O liquidificador é um dos eletrodomésticos mais úteis da cozinha. Usado para preparar misturas e moer alimentos, é quase impossível imaginar o nosso dia a dia sem o aparelho. Por ser um utensílio muito utilizado na rotina, ele acaba acumulando muita sujeira, principalmente nas lâminas. O problema é que muitas pessoas não fazem a limpeza do liquidificador corretamente, o que leva ao acúmulo de sujeira e, consequentemente, favorece a proliferação de bactérias que podem causar problemas de saúde. Portanto, é importantíssimo limpar bem o eletrodoméstico após o uso, higienizando cada parte com atenção e cuidado.

Saiba mais sobre a importância de limpar o liquidificador e um passo a passo de como fazer do jeito certo.

Liquidificador sujo contamina os alimentos e pode causar infecção

Não é segredo para ninguém que a higienização correta garante a qualidade e segurança dos alimentos que consumimos. O mesmo vale para os utensílios e equipamentos de cozinha que utilizamos para preparar nossas refeições. A limpeza inadequada do liquidificador pode levar ao acúmulo de bactérias, fungos e até coliformes fecais no aparelho. Quando ingeridos, esses microrganismos causam quadros de DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos) e outros riscos à saúde.

Um dos problemas de saúde mais comuns provocados pela limpeza incorreta do liquidificador é a infecção alimentar. A condição é causada pela ingestão de alimentos contaminados por bactérias e fungos. Entre os principais motivos para a contaminação estão a falta de higiene dos alimentos ou equipamentos utilizados no preparo. Os sintomas da infecção incluem diarreia, vômito e desidratação.

Lave bem suas louças, panelas, talheres e outros utensílios de cozinha. Alguns deles, como liquidificador e batedeira, precisam ser desmontados para que a limpeza seja feita adequadamente. Portanto, lave as partes separadamente e siga as instruções do fabricante.

Como limpar liquidificador: passo a passo deixar equipamento em ótimo estado

O liquidificador possui 3 partes: copo ou jarra, base e lâmina. O ideal é que cada uma seja limpa separadamente.

Comece a limpeza pelo copo e lâmina. Use água para encher o copo do liquidificador e misture com um pouco de detergente neutro. Em seguida, ligue na velocidade máxima por 30 segundos. Descarte o líquido e tire o excesso de detergente do copo com água corrente.

Se a lâmina do seu liquidificador for removível, retire a parte do copo e lave com uma esponja e detergente neutro. Você também pode deixar a peça de molho em uma solução com água e bicarbonato de sódio. Assim, elas ficam mais brilhantes e livres de gordura dos alimentos.

Para limpar a base do liquidificador, use um pano úmido com detergente para remover a sujeira. Não molhe essa parte pois nela está toda a fiação do equipamento.

Depois de limpar todas as partes, coloque as peças para secar naturalmente ou use um pano seco para agilizar o processo. Por último, é só montar o liquidificador e guardar em um local limpo.

Veja também:

Como limpar batedeira: confira as dicas do TudoGostoso

Saiba como usar o filtro do liquidificador?

Truque para afiar lâmina do liquidificador vai te surpreender

Temas relacionados