Shochu é uma bebida alcoólica tradicional e popular no Japão, mas que aos poucos vem ganhando espaço e apreciadores no Brasil. O destilado é feito à base de água, koji (um fungo usado para a fermentação) é um ingrediente principal que pode ser arroz, batata e até trigo-sarraceno.
Shochu: conheça o destilado que faz sucesso no Japão
A bebida teria surgido há cinco séculos na cidade de Kagoshima, na ilha de Kyushu, no sudoeste do país, uma região com clima mais quente. Tradicionalmente, o shochu é tomado puro ou até quente e diluído em água. Com o passar do tempo, porém, o consumo também foi se modernizando. Hoje em dia, já é possível encontrar drinks e até bebidas enlatadas com o destilado. O teor de álcool costuma ser de 25%.
Importante destacar que, apesar de o sakê ter se tornado uma referência quando se fala em bebida alcoólica japonesa, é o shochu que predomina entre a população local. As duas opções podem ser produzidas a partir do arroz, mas o saquê é fermentado e tem uma concentração de álcool menor.
E afinal, qual é o sabor do shochu? Por se tratar de um destilado, tem o sabor predominante do álcool, mas os ingredientes crus usados na produção são um toque especial para a bebida, que ganha uma doçura bem discreta e até notas frutadas.
Até pouco tempo era difícil encontrar o shochu fora de áreas muito populosas do Japão, mas desde a pandemia de Covid-19 os fabricantes locais fizeram diversas ações para impulsionar o mercado. Aos poucos, o destilado vai ganhando fama em todo o mundo. Aqui no Brasil, ainda é um produto caro, encontrado principalmente em lojas especializadas na venda de itens importados e restaurantes japoneses. Vale experimentar se você gosta apreciar uma boa bebida, mas sempre com moderação!
Veja mais
Drinks com vinho para beber no verão sem sofrer com o calor: veja a seleção refrescante do TudoGostoso
Como fazer gelo transparente: aprenda a técnica para ter um drink igual o do bar