
Rede conhecida no ramo alimentício já havia enfrentado problemas financeiros anteriormente (Créditos: Shutterstock)
Cuidar de um grande negócio não é uma tarefa fácil e no ramo da comida também há desafios, pois nem mesmo as grandes franquias de fast food e restaurantes podem enfrentar problemas financeiros. Foi o que aconteceu com uma famosa rede de restaurantes nos Estados Unidos, que passou por uma crise gravíssima que culminou em sua falência.
A rede do Red Lobster, arrecadou uma dívida que chegou a US$ 300 milhões, o que seria equivalente a R$ 1 bilhão, momento em que a marca precisou buscar alternativas para continuar funcionando, mas viu o fim de uma era se aproximar.
Dívida de R$ 1 bilhão fez a rede Red Lobster declarar falência
A Red Lobster, é conhecida por seus pratos de frutos do mar, que foi fundada em 1968 e que ao longo dos anos conquistou um público fiel nos Estados Unidos, se tornando a maior rede de frutos do mar do mundo. No entanto, mesmo com mais de 50 anos de operação, as complicações financeiras que se acumularam ao longo dos anos foram o motivo da queda do Red Lobster, levando-os a pedir uma recuperação judicial.
A crise ocorreu devido a uma série de fatores como a má gestão da rede, impacto da inflação e aumento dos custos operacionais do estabelecimento. A gota d’água foi em 2023, quando a Red Lobster lançou um rodízio de camarão por 20 dólares, uma decisão que resultou em uma perda significativa de US$11 milhões, agravando a situação financeira do restaurante.
Agora, após entrar com o pedido de falência, a rede está sob o comando de Damola Adamolekun, ex-executivo da P.F. Chang’s, um famoso bistrô de comida asiática. Com um valor de US$ 60 milhões (mais de R$ 300 milhões) a Red Lobster pretende se reinventar usando estratégias como trazer de volta pratos populares, reformular o cardápio e modernizar suas operações para atrair uma clientela variada.
A trajetória turbulenta da Red Lobster
Essa não é a primeira vez que a rede de restaurantes enfrenta problemas para se manter funcionando. Durante os anos 2000, a Red Lobster teve alguns obstáculos financeiros, fazendo com que fosse vendida alguns anos depois para um fundo privado no país. Após essa transição, a franquia adquiriu despesas fixas elevadas que limitaram sua capacidade de investimento.
A crise se aprofundou com a chegada da pandemia de COVID-19, o que impactou o seu funcionamento e consequentemente a sua receita. Alguns anos depois, decisões equivocadas e cortes de custos comprometeram ainda mais a situação. Aos poucos, a Red Lobster veio dando sinais mais concretos do que estava por vi, contratando especialistas para salvar o negócio e fechando dezenas de unidades pelos Estados Unidos. No ano passado, por exemplo, boa parte de seus funcionários não recebiam salários, pois o restaurante estava sem dinheiro.
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