Sabemos que vinagre é herói da limpeza e, em tempos de truques virais, é uma tentação limpar tudo com vinagre ou outros ingredientes aparentemente milagrosos, como bicarbonato de sódio e limão, e o que é pior: usar essas misturas em objetos e superfícies com materiais que reagem entre si.
Na verdade, é muito importante ter cuidado ao usar misturar caseiras e limpar a casa toda com elas para não danificar as superfícies e só perceber quando já é tarde demais. O vinagre nem sempre é um aliado da limpeza, pois pode danificar gravemente algumas superfícies e causar estragos permanentes, sem que haja solução. Descubra quando não usar o vinagre na limpeza.
Ferro
O ferro é uma dessas superfícies que não gosta nada de vinagre, pois o ácido acético pode oxidar esse tipo de metal.
Por isso, é melhor não usar vinagre em grelhas ou panelas de ferro, por exemplo, para evitar que o efeito abrasivo do vinagre as danifique.
Madeira
Embora o poder de polimento do vinagre seja bem conhecido, não é uma boa ideia utilizá-lo para dar brilho a pisos de madeira, como os pisos de taco, presentes em muitas casas brasileiras.
Limpar o chão com um pouco de água e vinagre pode destruir o seu acabamento e deteriorar o brilho da madeira, deixando-a opaca e feia, e com madeira deteriorada e até descolorida. O trabalho para recuperar seria muito maior.
Azulejos
Os azulejos e as placas de pedra de pisos e paredes de algumas casas também não tem uma relação de amizade com o vinagre devido à sua alta capacidade de ser um agente corrosivo. Mesmo azulejos de cerâmica bem revestidos não sendo tão absorventes, os rejuntes são e podem sofrer com essa corrosão.
Nestes casos é preferível adquirir produtos de limpeza específicos que não danifiquem esse tipo de revestimento e o rejunte, que são ambos muito porosos e altamente absorventes de qualquer líquido.
Tecidos
O tecido também é um material que não deve entrar em contato com o vinagre, principalmente na hora de tirar manchas. Enquanto alguns tecidos podem aguentar, outros são mais delicados e podem ser danificados. Além disso, sozinho o vinagre não clareia panos então não existem motivos para usá-lo.
Nestes casos, por exemplo, para tirar manchas de molho de tomate, vinho ou sangue, é melhor optar por produtos específicos que não danifiquem as fibras dos tecidos, especialmente dos mais delicados.
Veja mais:
Limpar vidro com vinagre realmente funciona? TudoGostoso testou e traz a resposta para você!
Vinagre além da limpeza: aprenda como usá-lo na comida para deixá-la ainda mais gostosa!
Erro GRAVE: pare agora mesmo de higienizar frutas e legumes com o vinagre