Onde o forno acumula mais sujeira é dentro, isso fica claro, e é o que mais dá dor de cabeça para quem quer manter esse eletrodoméstico impecável. Ainda mais quando queremos limpar o fogão ou o forno sem arranhar ou estragar o material. Mas quem tem forno com camada dupla de vidro na porta encontra outro problema: a sujeira que se acumula em todo o ambiente do eletrodoméstico, tanto no interior como no exterior e também entre as camadas.
Mas desmontá-lo para limpá-lo completamente costuma ser complicado (embora não seja tão difícil quanto parece), e muitas pessoas descartam a limpeza completa do forno porque não manipulam seus parafusos e ganchos. A porta do forno é um exemplo desta sujeira permanente que se instala nesta máquina, sem que façamos nada para a mudar. Até mesmo o truque com sal que tira a crosta do interior do forno não ajuda tanto nessa parte.
Quando isto acontece no interior da porta de vidro duplo não é fácil desmontá-la e a sua sujeira é quase imperceptível, a menos que olhe atentamente para ela. Mas só porque não é evidente não significa que não exista, pois a gordura vai-se depositando aos poucos e turva a visão que temos do interior do forno desde o exterior tão lentamente que só percebemos bem a mudança quando limpamos. Por isso, também é importante aprender a limpar essa área com alguns passos simples que com certeza vão facilitar a vida de qualquer amante da limpeza doméstica. Confira como e deixe seu forno como novo!
Como limpar o interior da porta de vidro do forno?
A primeira coisa é examinar cuidadosamente a porta para ver se existe uma lacuna entre os vidros para inserir um pano. Surpreendentemente, existem muitos modelos que deixam uma área aberta entre os dois vidros, onde você pode perfeitamente colocar a mão para limpar.
Ao encontrarmos esta zona aberta, teremos apenas que procurar um objeto fino e comprido que nos permita acessar toda a superfície do vidro através daquela fresta, como um cabo de vassoura ou uma longa colher de madeira, com a qual movemos o pano húmido ou o pano.
Esse pano deve ser amarrado neste objeto após ser mergulhado em uma solução de limpeza, por exemplo o clássico de água e bicarbonato de sódio ou o produto caseiro com limão e sabão em pó. Também pode aplicar o produto para vidro que normalmente é utilizado na porta exterior. Por fim, é só pegar essa gambiarra e inserir entre os dois vidros e fazer várias passagens até que a gordura seja removida.
O que fazer quando não tiver fresta entre os vidros?
Caso o forno doméstico não possua esse espaço da sorte, o vidro deverá ser retirado, não tem jeito. Não é nenhuma operação cirúrgica, apenas requer um pouco mais de tempo. Uma vantagem, neste caso, está o fato de que os resultados serão sempre melhores com o vidro desmontado, já que toda a superfície pode ser alcançada com muito mais facilidade.
Para retirar estes vidros, é necessário soltar os parafusos laterais da porta do forno para chegar na abertura do vidro. É preciso ter cuidado e segurar muito bem o vidro para que não escorregue e quebre. Depois de retirados, podem ser limpos como normalmente se faz com o exterior do forno e remontados seguindo o processo inverso ao realizado.
Veja mais:
5 receitas caseiras incríveis para remover manchas de ferrugem do fogão e forno
Como limpar utensílios de cozinha: limão, vinagre e bicarbonato de sódio tiram gordura com facilidade
Dica simples e fácil para limpar o amarelado dos eletrodomésticos