
Um café da manhã equilibrado fornece a energia necessária para enfrentar as atividades do dia. (créditos: Shutterstock)
Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre o que comer no café da manhã. Considerada a refeição mais importante do dia, o desjejum equilibra os níveis de glicose no sangue e fornece a energia necessária para as atividades diárias. O café da manhã também melhora a função cognitiva e estimula o metabolismo. Por isso, é tão importante investir em alimentos que forneçam os nutrientes necessários para começar o dia com saúde e disposição.
Entre tantas opções, existem três alimentos específicos que costumam ser os mais indicados pelos nutricionistas na hora do café da manhã. Além de serem muito nutritivos, eles também aumentam a saciedade e ajudam a reduzir os processos inflamatórios no corpo. Veja a seguir.
Melhores alimentos para para comer no café da manhã
Ovo
Os ovos são uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, ou seja, contêm todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita. Esse nutriente é essencial para a construção e reparação dos tecidos, funcionamento adequado dos músculos e produção de enzimas e hormônios. Alimentos ricos em proteínas completas ainda melhoram a função imunológica, o que pode ajudar a regular a inflamação do corpo.
Ovos também fornecem uma ampla gama de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas do complexo B (como B12 e riboflavina), vitamina D, colina, selênio e minerais como ferro e zinco. Já a luteína e a zeaxantina encontradas na gema do ovo protegem as células contra danos oxidativos, reduzindo processos inflamatórios.
Outro benefício do ovo é a presença de colina, um nutriente que desempenha um papel importante na função cerebral, principalmente em relação à memória, concentração e aprendizado.
Raízes ou tubérculos
Raízes e tubérculos são alimentos ricos em carboidratos complexos, que fornecem energia de forma sustentada ao longo do dia. Ao consumir esses vegetais no café da manhã, você sente menos fome até a hora do almoço e ainda mantém os níveis de glicose no sangue estáveis. Esses alimentos também são ricos em vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio, manganês e folato. Esses nutrientes são importantes para a saúde geral, incluindo a função imunológica, a saúde cardiovascular e o metabolismo.
Tubérculos e raízes também são ricos em fibras, nutrientes que podem reduzir marcadores inflamatórios ao melhorar a saúde intestinal. Algumas opções também são fontes de antioxidantes que também têm ação anti-inflamatória no corpo.
Entre as opções de raízes e tubérculos para o café da manhã, as melhores escolhas são a batata inglesa, batata-doce, inhame e cenoura. Você pode consumir esses alimentos cozidos sozinhos ou incluí-los em receitas como vitaminas e panquecas.
Abacate
O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico. Essas gorduras saudáveis ajudam a melhorar os níveis de colesterol HDL (bom) e podem reduzir o colesterol LDL (ruim), promovendo a saúde cardiovascular. Além disso, elas também têm efeitos anti-inflamatórios no corpo.
Comer abacate no café da manhã ainda fornece um bom aporte de fibras e nutrientes como as vitaminas K, E e do complexo B. A fruta ainda é fonte de minerais como potássio e magnésio, que auxiliam na saúde cardiovascular, óssea e muscular.
O abacate pode ser utilizado de diversas receitas para o café da manhã. É possível consumir a fruta sozinha ou adicioná-la em torradas, smoothies, saladas ou até mesmo usando como ingrediente em receitas de omeletes e panquecas.
Veja também:
Receitas com abacate que vão muito além de vitamina e guacamole! Confira 24 pratos doces e salgados com a fruta
Um jeito MUITO COMUM de guardar ovos pode acelerar sua deterioração, alerta especialista em armazenamento de alimentos