• Entrar
  • Cadastrar
Em menos de um minuto, um incêndio na cozinha pode virar um verdadeiro inferno: aqui está o que você deve fazer, segundo um bombeiro

A água não é solução para a maioria dos focos de incêndio na cozinha. Descubra como se precaver e proteger do jeito certo no TudoGostoso. 

Em menos de um minuto, um incêndio na cozinha pode virar um verdadeiro inferno: aqui está o que você deve fazer, segundo um bombeiro

Em menos de um minuto, um foco de incêndio pode ficar fora de controle (Créditos: Shutterstock)

O fogo é um elemento volátil. No dia a dia, podemos acabar esquecendo desse fato. Mas a verdade é que todo cuidado é pouco, seja quando preparamos a churrasqueira para aquele final de semana super aguardado com os amigos ou cozinhamos o almoço de quarta-feira. Em menos de um minuto, um incêndio na cozinha pode virar um verdadeiro inferno. No TudoGostoso, já falamos sobre eletrodomésticos que precisam ser desligados depois do uso e alimentos que você deve tomar cuidado ao cozinhar na airfryer. Agora, saiba o que você deve fazer em casos de emergência, segundo um bombeiro.

Saiba como prevenir um foco de incêndio em casa

Uma das primeiras informações que o bombeiro Michael Kozo compartilhou é que você tem de 30 a 45 segundos antes do foco de incêndio fugir ao controle. Ou seja, você precisa saber aproveitar cada segundo para preservar sua vida e saúde.

Nesse caso, vale lembrar da máxima “É melhor prevenir do que remediar”. Certifique-se de que sua casa está equipada com alarmes de incêndio e que eles estão funcionando. Ainda mais importante do que isso, porém, é que você não deixe nada cozinhando sem supervisão na cozinha. A desatenção é uma das principais causas de incêndios no ambiente doméstico. “Se você vai cozinhar, então cozinhe, mas se você vai fazer outras cinco coisas, não cozinhe.”, disse Kozo.

Outras recomendações do profissional incluem, manter a superfície próxima do fogão livre de entulho ou objetos inflamáveis, utilizar roupas apropriadas para cozinhar (nada de roupas muito folgadas!) e limpar a cozinha. Se esse último item foi inesperado, saiba que resquícios de gordura podem fazer com o fogo se espalhe mais rápido pela cozinha.

Mas o que fazer caso seja tarde demais para tudo isso? Continue lendo para saber a resposta!

Fogo na cozinha! E agora?

Não jogue água no fogo. De acordo com Kozo, como a maioria dos incêndios em cozinhas envolvem eletrodomésticos ou gordura, água costuma piorar a situação. Se o fogo ainda puder ser controlado, desligue as fontes de energia, tampe-o, caso esteja contido em uma panela, ou jogue bicarbonato de sódio em cima dele.

Você também pode usar um extintor de incêndio, mas o bombeiro alerta que é preciso saber usar o extintor de incêndio certo para cada tipo de situação. Se você não está confiante o suficiente para usar um extintor de incêndio e os outros métodos não funcionaram, fuja e ligue para a emergência.

Veja mais!
Há 3 anos a minha geladeira estala e eu não sabia que esse era o motivo, ainda bem que o técnico me explicou quando veio aqui em casa
Você está errando feio se coloca as panelas de molho assim que acaba de cozinhar

Temas relacionados