• Entrar
  • Cadastrar
É perigoso soltar pum na cozinha? Estudo australiano revela contaminação alimentar que vai te surpreender

Médico e microbiologista se uniram para entender se o hábito pode causar contaminação alimentar.

É perigoso soltar pum na cozinha? Estudo australiano revela contaminação alimentar que vai te surpreender

Pode soltar pum na cozinha? Médico australiano revela se há risco de contaminação (Fotos: Shutterstock)

Quando a gente pensa na relação entre gases abdominais e alimentos, logo lembramos daqueles alimentos e preparos que podem acabar causando certo desconforto. Mas você sabia que o hábito de soltar pum na cozinha também pode ser perigoso?

Foi o que concluiu o médico australiano Karl Kruszelnicki depois de um estudo experimental realizado em parceria com um microbiologista, Luke Tennent. Em seu programa de rádio, o médico explicou a dúvida surgiu a partir do questionamento de uma enfermeira que era sua colega de trabalho.

"Ela queria saber se estava contaminando a sala de cirurgia em que trabalhava ao peidar silenciosamente no ambiente estéril durante as operações, e percebi que não sabia", afirmou.

Como foram realizados os testes para comprovar ou negar ‘contaminação’ por pum?

Em nome da ciência, o microbiologista fez dois diferentes testes com um colega próximo: no primeiro, ele soltou o pum a 5 cm de uma placa de Petri (aquele recipiente cilíndrico costumeiramente usado em laboratório) completamente vestido. Depois, repetiu o teste sem roupas.

No dia seguinte, a equipe percebeu uma diferença importante: naquela que recebeu flatulência com o ânus descoberto, quando o participante da pesquisa estava nu, dois tipos de bactérias encontradas no intestino e na pele haviam desenvolvido nódulos visíveis na placa. No entanto, quando o participante da pesquisa soltou os gases com roupa, tais bactérias não apareciam. O estudo foi publicado na revista científica BMJ.

"Nossa dedução é que a zona entérica na segunda placa de Petri foi causada pelo próprio flato, e o anel de respingos ao redor foi causado pela pura velocidade do peido, que expeliu bactérias da pele e as jogou na placa", apontou Kruszelnicki em entrevista ao jornal australiano Canberra Times.

“Nossa conclusão final? Não peide nu perto de comida", disse Kruszelnicki. Então, caso esteja na cozinha e sinta aquela vontade, pode ficar tranquilo… desde que esteja vestido.

Veja também:

Vai fazer feijão? Entenda como o bicarbonato de sódio interfere no cozimento e nos gases

Saiba como fritar peixe sem deixar a cozinha com cheiro ruim

Temas relacionados