• Entrar
  • Cadastrar
Dia das Crianças é feriado ou não? Conheça 7 curiosidades sobre a data que você e muita gente não sabia!

O Dia das Crianças no Brasil é comemorado em 12 de outubro, mas nem todos os países adotam a mesma data. Saiba mais detalhes dessa curiosidade!

 

O Dia das Crianças é uma data universal e está garantida por lei, após decreto assinado há quase 100 anos.

O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro e carrega muitos significados, enquanto para as famílias é um momento de bastante conexão, afeto e diversão, para o comércio é uma época de lucros expressivos. O TudoGostoso separou algumas curiosidades acerca do Dia das Crianças que você talvez não sabia e vai gostar de saber a partir de agora.

Afinal, quem nunca ficou naquela dúvida para saber se no Dia das Crianças é mesmo feriado? Além disso, será que a data é comemorada somente no Brasil? Veja a seguir as principais curiosidades!

1. Dia das Crianças não é feriado

Se você cresceu achando que o Dia das Crianças é considerado feriado, saiba que isso não é verdade. A celebração tem diversas abordagens e pode ser comemorada de várias formas, porém, não se caracteriza um feriado, nem regional nem nacional.

Essa é uma data muito aguardada pelos pequenos, em função dos presentes, passeios e festas que acontecem neste dia. Além, é claro, das receitas especiais de Dia das Crianças que os estabelecimentos de comida preparam e eles adoram.

2. Cai no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida

Uma curiosidade que poucos sabem é que 12 de outubro é sim feriado, mas não por conta do Dia das Crianças, mas sim pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Isso mesmo, por coincidência, ambas as comemorações caem no mesmo dia e, por isso, muitos acreditam que o feriado é motivado pela data infantil, mas não é. A data em questão é um feriado nacional porque Nossa Senhora Aparecida é considerada a santa padroeira do Brasil.

3. Dia 12 de outubro é o único feriado do mês

O mês de outubro conta com várias datas especiais, de acordo com o calendário de comemorações. No entanto, o dia 12 de outubro é o único feriado nacional oficial. Em muitos casos, ele pode gerar até mesmo um feriado prolongado, principalmente para estudantes e profissionais da educação.

Isso porque, no calendário escolar, o dia 15 de outubro é Dia dos Professores e costuma ser ponto facultativo nas escolas e instituições de ensino. Quando as datas caem próximas ao final de semana, as unidades podem optar em esticar o feriado por mais dias.

4. É comemorado há 99 anos

O Dia das Crianças no Brasil não é feriado, mas é uma data oficial e está no calendário há quase 100 anos. A comemoração começou em 1924, quando o deputado federal Galdino Valle Filho propôs a criação de uma data que homenageia as crianças.

Ela foi estabelecida e o governo do presidente Arthur Bernardes, na época, sancionou um decreto que oficializou a data em todo país - originada um ano antes pelo parlamentar após o 3º Congresso Sul-americano da Criança.

 

Dia das Crianças é comemorado há quase 100 anos e tem diferentes significados entre os países.

5. É no mesmo dia do descobrimento da América

Uma outra curiosidade que poucos sabem é que o Dia das Crianças também coincide com a data em que Cristóvão Colombo descobriu a América. O ato ficou marcado no dia 12 de outubro de 1492. No entanto, não há relação alguma com a data infantil ou o feriado de Nossa Senhora Aparecida.

6. Dia das Crianças pelo mundo tem datas diversas

Ter um dia reservado para comemorar e homenagear as crianças é um aspecto cultural de vários países. No entanto, as datas são diversas e não prevalece apenas o dia 12 de outubro, pelo contrário, há uma grande variedade.

Após a Declaração Universal dos Direitos da Criança, da Unicef, a data tomou o mundo e está em vários países. Cada um com o seu significado e padronização. Em Moçambique, por exemplo, ele é festejado em 1º de junho, enquanto no Japão há duas datas: 3 de março para as meninas e 5 de maio para os meninos.

7. Movimenta bilhões em presentes

É uma data em que o comércio costuma enxergar como muito vantajosa, pois há mais gastos com presentes, sobretudo brinquedos e roupas infantis. Para 2023, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indica um crescimento nos gastos com compras para a data. A estimativa é que a data movimente mais de R$18 bilhões no comércio.

Veja mais:

Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz terá atividades educativas, exposições, teatro, música e mais

10 destinos no Brasil para aproveitar o feriadão de Dia das Crianças e viajar com a família

Temas relacionados