É muita paixão envolvida nessa comida que conhecemos por "carne de porco". Além de ser extremamente saborosa a ponto de dar água na boca e cheirosa a ponto de despertar a fome no vizinho da casa ao lado, a carne suína possui uma diversidade de cortes, agradando a gregos e troianos ao preencher seu cardápio & sua vida com preciosidades como: paleta, lombo, costelinha, pernil, bisteca, bacon, dentre tantas outras opções.
Ao contrário do que diziam antigamente, carne de porco faz bem, sim senhor. Ela não é só deliciosa, como também pode ser saudável. Ao longo dos anos, com o avanço (e a mãozinha) da ciência, a carne suína se tornou mais magra e nutritiva, elevando sua quantidade de gordura "boa" (insaturada) e reduzindo a de gordura "ruim" (saturada), além de conter vitaminas, proteínas e minerais que só tendem a trazer coisas boas para a sua saúde. Tudo só depende da forma como você for preparar o seu tipo de corte.
Porém, como nada é perfeito, há um detalhe que você precisa ficar atento: carnes de porco precisam ser bem cozidas antes de consumidas. Cozinhar é o verbo essencial quando se utiliza carne suína, pois é esse simples processo que irá eliminar possíveis vermes ou toxinas presentes. Sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso, a gente elaborou um passo a passo bem rapidinho de como preparar a carne para que ela fique saborosa, bonita e livre de contaminações:
1. Hora das compras: aparência e cheiro são dois fatores que irão, de cara, "dizer mais" sobre a qualidade da carne. Fique sempre atento à validade e à cor que a carne apresenta. Mas, principalmente, atente-se ao fato da embalagem conter o selo da vigilância sanitária. Isso é essencial, pois é garantia de que as chances de estar contaminada e, possivelmente, transmitir doenças são mínimas.
2. "Dando uma geral": a carne suína pode ter uma quantidade reduzida de gordura total, porém existem aquelas gorduras externas que podem ser retiradas. Por isso, limpeza nelas! Mas não se preocupe, esse é um passo rápido e fácil.
3. Toque especial: pingue algumas gotas de limão sobre a carne. Isso ajudará a matar as bactérias e, inclusive, realçará o sabor da carne, deixando-a ainda mais suculenta. Uma dica de ouro é você fazer uma marinada, técnica utilizada para amaciar e temperar as carnes por meio da mistura de um líquido de caráter ácido (tal como vinho, vinagre ou limão), legumes e ervas aromáticas. Entretanto, esse processo irá custar alguns minutos - ou horas -, dependendo do corte da carne.
4. Cozinhar, cozinhar, cozinhar: eis o passo mais importante! Claro que sempre atento ao tempo de cozimento para que a carne não queime, pois isso varia de corte para corte. Pelo fato do porco ser uma "fonte" na qual podem se alojar vermes e doenças, a alta temperatura (recomenda-se 70ºC) ajuda a matar esses "convidados indesejados". Por isso, evite ao máximo comer a carne se ela ainda estiver crua! Algumas das doenças que podem ser evitadas com o cozimento certo são a Teníase e a Cisticercose.
5. Para finalizar: acrescente os temperos de sua preferência, deixando o bom ainda melhor! Faça uma combinação entre ingredientes como alho, cebola, salsinha, pimenta, cebolinha... enfim, solte a criatividade! Existem várias receitas maravilhosas que utilizam carne de porco, por isso ouse no cardápio e surpreenda seus convidados. Afinal, o segredo é apenas preparar a carne adequadamente!