• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer pé de galinha? Deixe essa parte do frango muito saborosa com essas dicas
Aprenda como fazer pé de galinha e aproveite o sabor e os benefícios dessa parte da ave!

Pé de galinha é uma parte da ave que foge do preparo convencional da ave, mas pode ser o ingrediente perfeito para receitas deliciosas. Boa fonte de proteína, combina principalmente com pratos refogados, ensopados e pode ser incrementado com os mais variados temperos. Se você ficou com vontade de experimentar esse sabor, mas não tem ideia de como fazer pé de galinha, vamos ensinar as principais dicas para acertar nesse preparo. Confira!

Aprenda como fazer pé de galinha e aproveite os benefícios e o sabor dessa parte da ave

Quais são os benefícios do pé de galinha?

Apesar de ser um ingrediente menos popular em relação a outras partes do frango, o pé de galinha também é cheio de nutrientes. O alimento é uma boa fonte de proteína, vitaminas e minerais e até ajuda na digestão.

O pé de galinha também é conhecido por ter colágeno na composição, uma substância associada a melhora na aparência da pele e fortalecimento das articulações. É importante ressaltar, porém, que após a digestão, dificilmente o organismo consegue destinar esse componente para ações específicas do corpo, já que essa partícula é quebrada em outras bem menores e diferentes da original.

Como consumir o pé de galinha?

O pé de galinha precisa ser consumido com moderação porque é um alimento considerado calórico e tem um nível de colesterol mais alto. O ideal é que seja cozido ou assado, justamente para evitar a adição de mais gordura no prato.

Se você é do tipo que vê um pé de galinha no prato e não faz ideia de como comer, saiba que você pode ingerir todas as partes, menos o osso. Pode morder ou apenas sugar a carne, aproveitando o sabor de todos os temperos usados no preparo.

Como fazer pé de galinha?

Independente da receita, o pré-preparo é importante na hora de fazer pé de galinha. É necessário cortar as pontinhas, onde estão as unhas e lavar em água corrente para tirar qualquer sujeira na parte externa. Você também pode fazer um corte no osso, logo abaixo da parte onde ficam os dedos, para facilitar a entrada do tempero.

O próximo passo é escaldar os pés. É só colocar em uma panela com água e o suco de um limão por cerca de cinco minutos. Depois desse tempo você joga a água fora e usa como preferir. Na hora de temperar, dá para usar os condimentos comuns no preparo do frango, como pimenta-do-reino, coentro, sal e açafrão.

A forma mais fácil de fazer pé de galinha é ensopado. A carne fica macia e com bastante sabor por conta de todos os ingredientes que vão para a panela junto do frango. Alho, cebola, cenoura, pimentão e tomate são ótimas opções para o preparo da ave. Você ainda pode cozinhar batatas ou aipim para acrescentar no caldo e deixar ele mais cremoso.

Receita de pé de galinha

Agora que você já sabe todas as dicas para fazer pé de galinha, que tal conferir uma receita prática para comer esse corte da ave? Veja o passo a passo:

Ingredientes

1 kg de pé de frango

1/2 kg de mandioc

alho

1 colher de chá açafrão

1 cebola

1 colher de sopa azeite

sal a gosto

cheiro-verde

Modo de preparo do caldo de é de galinha

Após limpar e escaldar os pés de galinha, coloque em uma panela azeite, alho e a cebola, deixe dourar e depois acrescente o açafrão. Em seguida, acrescente o pé de frango refogue bastante. Logo depois, coloque um litro de água fervente na panela e deixe cozinhar.

Enquanto isso, cozinhe à parte a mandioca com um pouco de sal até derreter. Após pronta, bata no liquidificador até conseguir uma consistência homogênea. Junte tudo na panela com o pé de galinha e deixe cozinhar por mais 30 minutos colocando sal até chegar ao ponto. Acrescente o cheiro verde no final.

Veja mais

Truque infalível com leite deixa fígado macio e mais saboroso. Aprenda como fazer!

Se rabada é bom, imagina com arroz? Veja essa receita perfeita para um almoço em família

Temas relacionados