• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer molho romesco: receita típica da Catalunha é um clássico da gastronomia espanhola e perfeita pra quem ama tomate e pimentão!

O molho romesco é uma clássica receita espanhola que pode ser usado em pratos de peixe, carne e legumes. Veja como preparar essa delícia. 

Molho romesco é um preparo versátil e fácil de preparar. (créditos: Shutterstock)

O molho romesco é um preparo originário da região da Catalunha, na Espanha. A receita foi criada por pescadores da região para ser consumido como acompanhamento de peixes. Feito com tomates, pimentões, amêndoas e um toque de especiarias, esse molho é uma mistura rica em sabor que também combina com carnes, massas, vegetais, entre outros pratos. O melhor de tudo é que ele é bem fácil de fazer e fica pronto em poucos minutos. Confira o passo a passo.

Receita de molho romesco: aprenda a fazer essa delícia da culinária mediterrânea

Ingredientes:

  • 3 tomates italianos
  • 1 dente de alho
  • ½ de amêndoas torradas
  • 1 fatia de pão torrado ou ¼ de farinha de rosca caseira
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 1 pimentão vermelho
  • ½ colher de sopa de páprica defumada

Modo de preparo:

  1. Lave os tomates e corte em 4 partes. Depois, pique as amêndoas e o alho e coloque em uma assadeira junto com os tomates e o pimentão.
  2. Em seguida, coloque a assadeira no forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos até que os tomates fiquem macios.
  3. Retire a assadeira do forno e descarte a pele do pimentão. Corte o pimentão ao meio e descarte o cabo e as sementes. Retire também a casca dos tomates.
  4. Assim que o pimentão e o tomate esfriarem, coloque todos os ingredientes da receita no liquidificador ou processador de alimentos. Bata tudo na função pulsar até formar um molho encorpado com tom alaranjado.
  5. Transfira o molho para um recipiente e ajuste o sal. Se quiser, acrescente um pouco de pimenta-do-reino.

Dicas para fazer um bom molho romesco

Se você não quiser usar forno ou brasa para assar os tomates, existe a opção do micro-ondas. É só fazer alguns cortes nos tomates para que não “explodam” e colocar para aquecer por 5 minutos.

Além das amêndoas, você também pode acrescentar avelã na receita. O preparo tradicional do molho feito na Catalunha também acrescenta alguns pinhões.

É importante provar o molho e ajustar o pão, o sal, o vinagre ou o azeite. O molho deve ter boa consistência, nem muito oleoso nem muito aguado, e com leve sabor avinagrado, mas sem ser excessivo.

Como acompanhar molho romesco

O molho romesco é versátil e combina como acompanhamento de diversas receitas. Ele cai bem com peixes, saladas, carnes (bovina, suína e frango), legumes, massas, entre outros preparos. Você também pode consumir o molho junto com torrada, biscoito e outros petiscos.

Veja também:

Temperos pelo mundo: especiarias da Espanha
Nova pesquisa aponta benefícios importantes da dieta mediterrânea mesmo pra gente aqui no Brasil

Temas relacionados