• Entrar
  • Cadastrar
Coloque cerveja na panceta e veja a mágica acontecer
Confira com a gente o que acontece se você misturar cerveja na sua receita de panceta. O passo a passo desse prato é fácil e o resultado incrível!

Você sabe o que é panceta e quais as receitas possíveis para se fazer com ela? A gente te responde essas e outras perguntas, além de te mostrar que, misturando cerveja nessa dinâmica, tudo fica ainda melhor! Confira com o TudoGostoso uma receita suculenta e cheia de sabor de panceta na cerveja e nunca mais prepare essa carne de outra maneira. Corra para o mercado e garanta um pedaço de carne de porco para a próxima refeição.

Experimente colocar cerveja na sua próxima receita de panceta Experimente colocar cerveja na sua próxima receita de panceta

Receita de panceta com cerveja vai deixar suas refeições incríveis

Normalmente, quando pensamos em carne de porco e cerveja, pensamos em torresmo. Mas, nesse caso, a gente vai te ensinar um outro jeito de juntar a bebida com a barriga de porco. Um jeito prático que vai resultar em um prato delicioso e cheio de sabor, que pode ser servido como petisco ou prato principal.

O que é panceta?

Então, a panceta nada mais é que uma carne de porco, retirada da parte da barriga do animal. Esse nome vem do italiano, barriga de porco, mas aqui no Brasil as duas coisas são um pouco diferente. A panceta é um corte sem osso, com uma camada de pele e gordura que pode ser usada em diversos preparos. Se defumada, pode virar o que conhecemos como o famoso bacon.

Qual a diferença de torresmo e panceta?

Como falamos, aqui nós diferenciamos o corte de barriga de porco e de panceta. Tecnicamente as duas são a mesma coisa, mas existe uma diferença muito leve e pequena entre as duas. Enquanto a panceta é um corte que delimita a "barriga do porco" inteira, com gordura, pele e carne (por isso possui um pedaço maior de carne) a barriga de porco é só o pedacinho mais fino, pegando mais a gordura e a pele da barriga.

Quais os benefícios da panceta?

Assim como a maioria das carnes de porco, a panceta é rica em proteínas. Além disso, ela possuí vitaminas, zinco potássio e até mesmo ferro. Mas como sempre falamos, consulte um médico especializado para tomar conta do seu cardápio. Mesmo possuindo esses e mais benefícios, a panceta é uma carne com bastante gordura, o que pode ser maléfico se consumido em grande quantidades.

Receita de panceta na cerveja

Aposto que você já viu muita gente comendo panceta com cerveja. Mas já imaginou fazer a panceta COM a cerveja? É isso que a gente vai te ensinar agora e você nunca mais vai querer saber de outra coisa!

Ingredientes

500 ml de cerveja

500 g de panceta

1 colher (sopa) de manteiga

4 colher (sopa) de óleo

1/4 de xícara de molho shoyu

páprica defumada a gosto

sal e pimenta a gosto

1 colher (chá) de alho em pó

1 colher (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo

Comece esquentando uma panela grande e larga, pode ser uma wonk. Coloque o óleo e a manteiga e dê uma leve misturada. Quando estiver bem quente, acomode os pedaços da barriga com a pele para baixo. Deixe fritar e vá virando a carne, de modo que todos os lados grelhem por completo. Depois disso, coloque as pancetas na posição original, com a pele para baixo. Com a panceta completamente grelhada, com a casquinha da pele bem crocante, adicione os outros ingredientes. Misture com cuidado, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio/baixo por pelo menos 20 minutos, ou até que a cerveja evapore bem. Vai se formar um caldo grosso no fundo da panela, nessa hora vá conferir a panceta. Se ela estiver cozida, desligue o fogo e se prepare para servir. Você pode servir com esse molho q se formou, ou ainda, passar todas as partes da panceta por ele antes de servir.

Veja mais:

Como fazer torresmo na panela de pressão?

Como requentar carne de porco?

Temas relacionados