• Entrar
  • Cadastrar
Adeus limão com agrotóxico: com quantos anos você descobriu que dá para plantar um limoeiro em apartamento?

Aprenda agora como plantar limão no vaso e sempre tenha a fruta fresca em casa! 

Adeus limão com agrotóxico: com quantos anos você descobriu que dá para plantar um limoeiro em apartamento?

Confira as dicas para plantar um limoeiro no vaso (Créditos: Shutterstock)

Já pensou em ter limão fresquinho e sem nenhum agrotóxico na sua casa sem gastar muito? Pode parecer um sonho, mas a verdade é que é muito simples, basta plantar um limoeiro! E agora você deve estar achando que enlouquecemos, afinal, como fazer isso morando em casa pequena ou apartamento?! Calma, tem uma explicação, viu? Dá para cultivar limão no vaso, e é muito mais fácil do que você pensa. Não tem problema ser iniciante, porque nós vamos te ensinar as melhores dicas para ter um limoeiro no vaso em casa com facilidade. Confira!

Como plantar limão no vaso: veja dicas e o passo a passo completo para ter a planta até em apartamento

Para poder plantar limão no vaso do jeito certo é necessário escolher um recipiente de tamanho adequado para suportar as raízes do limoeiro. Nesse caso, o mais indicado é usar um vaso de pelo menos 25 litros. Já os materiais dos vasos são variáveis, sendo os melhores vasos de argila ou pedra. Outro detalhe importante é que o vaso tenha o furo no fundo para drenar a água e impedir que a terra fique encharcada, o que pode ser um problema para a planta.

Agora que você já definiu o vaso, é hora de entender como plantar: muda ou semente? Se você for iniciante, o melhor é plantar uma muda pronta, porque é bem mais fácil e, obviamente, dá muito menos trabalho do que começar do zero com as sementes, além de demandar mais expertise. Para adquirir as mudas, você deve procurar lojas de jardinagem especializadas.

Chegou a hora de colocar a mão na massa, quer dizer, na terra. No fundo do vaso, você deve fazer uma camada com argila, areia ou cascalho para ajudar na drenagem da planta. Por cima, você coloca a muda. Por último, você deve enterrar a muda colocando terra por cima. Nesse caso, o ideal é usar uma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca, que vai garantir mais nutrientes para a sua planta. A terra deve chegar até uma palma de distância da parte superior do vaso. E prontinho, seu limoeiro foi plantado!

Como cuidar do limoeiro no vaso: fique atento aos detalhes!

Para que o seu limoeiro cresça bem e com saúde, é preciso que ele seja exposto à luz solar por, pelo menos, 6 horas por dia. Além disso, também é necessário regá-lo uma vez ao dia, mas sem excesso para não encharcar a planta. De tempos em tempos, confira se o dreno no fundo do vaso está realizando um trabalho adequado para que isso não aconteça.

Você também deve realizar a poda da pequena árvore com certa frequência, para remover galhos e folhas secas. Para garantir que o seu limoeiro cresça saudável e dê muitos frutos, faça a reposição de nutrientes do solo usando adubos naturais que você consegue encontrar em lojas especializadas, como farinha de casca de ovo.

Veja mais:

Bolo de limão como você nunca viu: fofinho, fácil de fazer e com uma calda de dar água na boca

Temas relacionados