
Saiba tudo sobre essa técnica francesa e como fazer em casa (Créditos: Shutterstock)
A culinária francesa é conhecida por seus pratos sofisticados, que não só proporcionam um sabor incrível, mas também encantam pela apresentação impecável. Com receitas famosas como ratatouille e crème brûlée, os franceses dominam técnicas que elevam o resultado de seus pratos. Uma delas é o bouquet garni, um método simples e fácil de aplicar, mas que faz toda a diferença no sabor. Venha descobrir como funciona e aprenda a usá-lo na sua cozinha!
O que é o bouquet garni?
Não se deixe enganar pelo nome complexo, pois o bouquet garni nada mais é do que um pequeno buquê feito com ervas aromáticas que serve para dar gosto e aromatizar as receitas, sem precisar deixá-las no prato. Quem nunca teve a experiência de encontrar um raminho de alecrim no meio do molho de tomate enquanto comia? O uso dessa técnica francesa, evita esse problema. O bouquet garni é comumente utilizado no preparo de sopas, caldos e ensopados, se tornando uma prática comum por todo o globo que pode ser facilmente replicada em casa.
Como fazer um bouquet garni?
Para fazer um bouquet garni é muito simples, você irá precisar de uma tesoura, ervas e um pedaço de barbante. É comum utilizar as folhas de alho-poró, raminhos de salsa, tomilho, folhas de louro e alecrim, mas você também pode fazer outras combinações, levando em consideração a receita que estiver fazendo. Basta juntar tudo com as mãos, garantindo que as ervas estejam bem acomodadas e amarrar com um barbante, criando o formato de um buquê mesmo.
Tradicionalmente, um bouquet garni é feito com ervas frescas, mas também é possível fazer com ervas secas. A dica é fazer um buquê bem pequeno, evite colocar uma grande quantidade de ervas junta, pois isso irá ocupar muito espaço na panela e o sabor e aroma podem dominar o prato no final. Lembre-se, também de deixar um pequeno pedaço sobrando do barbante para facilitar na hora de retirá-lo da panela.
Formas de usar o bouquet garni para cozinhar
Essa técnica é ideal para receitas que precisam de um longo tempo de cozimento, pois é nesse processo que as ervas liberam todo o seu aroma e sabor no prato. O bouquet garni pode ser usado em sopas de legumes, molhos para carnes e no preparo de peixes. Sua carne ensopada ficará ainda mais saborosa colocando esse truque simples em prática. Basta adicioná-lo à panela no início do cozimento e retirá-lo assim que a receita estiver pronta. Viu como é fácil?
Veja mais:
O método certo para cada erva: como congelar ervas para mantê-las frescas por 6 meses
Nem adubo, nem terra: essas são as melhores ervas para cultivar na água