
Imagina essa moda pega? Supermercado usa IA em mecanismo antifurto de bebidas alcoólicas e azeite (Créditos: Reprodução/X)
Parece que a humanidade está indo de mal a pior mesmo… A nova moda é “prender” azeite de oliva e bebidas alcoólicas para evitar furtos em supermercados no Reino Unido. Não, você não leu errado! A rede de supermercados Tesco instalou uma tecnologia antifurto em suas dependências que funciona como um armário, onde os itens são guardados e os consumidores precisam passar por um processo de quatro etapas para ter acesso a eles.
Supermercado britânico usa tecnologia antifurto para bebida alcoólica e azeite
As informações são do jornal britânico Daily Mail, que explica que o mecanismo antifurto utiliza inteligência artificial para detectar quantas vezes o armário foi aberto, por quanto tempo, quais produtos foram retirados e até possíveis comportamentos suspeitos.
Contudo, os clientes da rede não gostaram nenhum pouco da atitude e foram para as redes sociais reclamar do que está acontecendo. Uma das publicações feita no X (ex-Twitter) é da radialista Lorraine King, mostrando todas as etapas necessárias para conseguir pegar uma garrafa de champanhe.
No texto, ela levanta a hipótese da rede de supermercados estar fazendo algum tipo de reconhecimento facial antes do gabinete ser desbloqueado. Além desses métodos de precaução, Lorraine e outros usuários alegaram que era possível ver seguranças perto dos armários de bebidas alcoólicas.
Alguns internautas, contudo, apontaram que o mecanismo antifurto é uma maneira do supermercado se proteger de ladrões. Outros comentaram que a câmera pode estar sendo usada para verificar a idade do comprador, para desestimular o consumo de bebida alcoólica por menores de idade.
O problema é que esta última justificativa não é aplicada para o mesmo sistema sendo usado com produtos como azeite de oliva, que não tem idade mínima para a compra.
Outros países da Europa também estão adotando medidas antifurto, principalmente de produtos premium como o azeite de oliva, que teve uma alta no preço em todo mundo. Existem supermercados usando cadeados para protegê-los, como acontece na Espanha.
Mercados brasileiros tomam precauções antifurto?
Sim, alguns supermercados brasileiros também estão adotando práticas antifurto, embora nenhuma tão drástica quanto a tecnologia utilizada na rede Tesco. Alguns mercados usam lacres nas garrafas de bebidas alcoólicas premium, enquanto outros aumentaram a quantidade de seguranças.
O TudoGostoso quer saber o que você acha dessa nova tecnologia: você ficaria assustado com tantos processos para conseguir pegar bebidas e azeite, ou se sentiria mais protegido? Conta pra gente!
E se você gostou desse conteúdo, continue acessando o nosso site para mais notícias!
Veja mais:
Polêmica: sushi skin é feito com restos de peixe? A gente explica por que o prato é mais barato nos restaurantes japoneses