• Entrar
  • Cadastrar
A que ponto chegamos! Supermercado faz azeite e bebidas alcoólicas de refém e consumidores se revoltam; por que ele está fazendo isso?!
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Rede de supermercados europeia exige que clientes passem por um mecanismo com quatro etapas para conseguir acessar os itens

A que ponto chegamos! Supermercado faz azeite e bebidas alcoólicas de refém e consumidores se revoltam; por que ele está fazendo isso?!

Imagina essa moda pega? Supermercado usa IA em mecanismo antifurto de bebidas alcoólicas e azeite (Créditos: Reprodução/X)

Parece que a humanidade está indo de mal a pior mesmo… A nova moda é “prender” azeite de oliva e bebidas alcoólicas para evitar furtos em supermercados no Reino Unido. Não, você não leu errado! A rede de supermercados Tesco instalou uma tecnologia antifurto em suas dependências que funciona como um armário, onde os itens são guardados e os consumidores precisam passar por um processo de quatro etapas para ter acesso a eles.

Supermercado britânico usa tecnologia antifurto para bebida alcoólica e azeite

As informações são do jornal britânico Daily Mail, que explica que o mecanismo antifurto utiliza inteligência artificial para detectar quantas vezes o armário foi aberto, por quanto tempo, quais produtos foram retirados e até possíveis comportamentos suspeitos.

Contudo, os clientes da rede não gostaram nenhum pouco da atitude e foram para as redes sociais reclamar do que está acontecendo. Uma das publicações feita no X (ex-Twitter) é da radialista Lorraine King, mostrando todas as etapas necessárias para conseguir pegar uma garrafa de champanhe.

No texto, ela levanta a hipótese da rede de supermercados estar fazendo algum tipo de reconhecimento facial antes do gabinete ser desbloqueado. Além desses métodos de precaução, Lorraine e outros usuários alegaram que era possível ver seguranças perto dos armários de bebidas alcoólicas.


Alguns internautas, contudo, apontaram que o mecanismo antifurto é uma maneira do supermercado se proteger de ladrões. Outros comentaram que a câmera pode estar sendo usada para verificar a idade do comprador, para desestimular o consumo de bebida alcoólica por menores de idade.

O problema é que esta última justificativa não é aplicada para o mesmo sistema sendo usado com produtos como azeite de oliva, que não tem idade mínima para a compra.

Outros países da Europa também estão adotando medidas antifurto, principalmente de produtos premium como o azeite de oliva, que teve uma alta no preço em todo mundo. Existem supermercados usando cadeados para protegê-los, como acontece na Espanha.

Mercados brasileiros tomam precauções antifurto?

Sim, alguns supermercados brasileiros também estão adotando práticas antifurto, embora nenhuma tão drástica quanto a tecnologia utilizada na rede Tesco. Alguns mercados usam lacres nas garrafas de bebidas alcoólicas premium, enquanto outros aumentaram a quantidade de seguranças.

O TudoGostoso quer saber o que você acha dessa nova tecnologia: você ficaria assustado com tantos processos para conseguir pegar bebidas e azeite, ou se sentiria mais protegido? Conta pra gente!

E se você gostou desse conteúdo, continue acessando o nosso site para mais notícias!

Veja mais:

Polêmica: sushi skin é feito com restos de peixe? A gente explica por que o prato é mais barato nos restaurantes japoneses

Temas relacionados