• Entrar
  • Cadastrar
Torta-mousse nutritiva que as crianças A-M-A-M: receita muito simples de apenas 2 ingredientes

Esta torta-mousse de chocolate é uma ótima opção para a sobremesa ou lanche das crianças e de toda a família.  

É possível deixar as receitas doces mais nutritivas com algumas substituições simples. (créditos: Shutterstock)

Preparar comidas gostosas e nutritivas para as crianças pode ser desafiador. É na infância que estabelecemos a maioria dos nossos hábitos alimentares e, por isso, é muito importante incentivar os pequenos a comer frutas, legumes e verduras desde cedo. Além disso, também vale a pena adaptar algumas receitas doces para deixá-las mais saudáveis. É o caso desta torta-mousse de chocolate compartilhada pela criadora de conteúdo Marua Abdouni (@maruabdouni). Feita com apenas dois ingredientes e sem adição de açúcar, ela é uma maneira inteligente de desfrutar de sobremesas deliciosas sem deixar os cuidados com a saúde de lado. Confira o passo a passo.

Receita de torta-mousse de chocolate: veja como deixar a sobremesa mais saudável

Ingredientes:

  • 400 g de abóbora cozida
  • 250 g de chocolate 70%

Modo de preparo:

  1. Para esta torta, o primeiro passo é cozinhar a abóbora. Se possível, cozinhe o legume a vapor, pois é o método de preparação que preserva a maior quantidade de nutrientes dos alimentos. Além disso, o vapor vapor ajuda a manter a cor vibrante e o sabor do natural dos vegetais.
  2. Enquanto a abóbora cozinha, derreta o chocolate. O chocolate 70% contém maior teor de cacau e menos açúcar em comparação com chocolates ao leite. Por isso, é uma escolha mais saudável, especialmente para as crianças.
  3. Quando a abóbora estiver cozida, bata os dois ingredientes no liquidificador até ficar um creme bem lisinho.
  4. Despeje o creme em uma forma e leve para geladeira ate firmar.

Como tornar receitas doces mais saudáveis para as crianças

É muito importante controlar o consumo de açúcar durante a infância. Contudo, isso não significa que as crianças não possam comer doces. Adaptar as receitas para torná-las mais saudáveis é uma maneira inteligente de deixar as sobremesas mais nutritivas sem perder o sabor. Na maioria das vezes, é possível com algumas substituições simples.

Confira algumas sugestões de como deixar as receitas doces mais saudáveis.

  • Substitua a farinha branca por farinha integral

Opte por preparar as receitas com farinhas integrais, como farinha de trigo integral, farinha de aveia ou farinha de amêndoas. Essas alternativas aumentam o teor de fibras e nutrientes nas receitas.

  • Reduza o Açúcar

Diminua a quantidade de açúcar nas receitas. Experimente usar açúcares alternativos, como açúcar de coco, xilitol ou adoçantes naturais, como mel ou xarope de bordo.

  • Adoce as receitas com frutas

Adicione nas receitas frutas frescas ou secas, como mirtilos, framboesas e pedaços de maçã. Além de adoçar o preparo, elas aumentam a quantidade de fibras e vitaminas nas sobremesas.

  • Use chocolate 70% ou meio amargo

Opte por chocolate 70% ou meio amargo em vez de chocolate ao leite. Esse tipo possui menos açúcar e mais antioxidantes.

  • Invista nas nozes e sementes

Acrescente nozes, amêndoas, chia, sementes de abóbora ou linhaça às receitas. Elas adicionam textura, sabor e nutrientes como ácidos graxos e proteínas.

  • Substitua o leite integral

Utilize leites alternativos, como leite de amêndoas, leite de coco ou leite de aveia em vez de leite integral. Essas opções têm um teor de gordura mais baixo e são livres de lactose.

Todas essas dicas não valem apenas para a alimentação das crianças, mas de toda a família. Nunca é tarde para investir em hábitos alimentares saudáveis.

Veja também:

Thierry Marx revela sua receita de mousse de chocolate com apenas 2 ingredientes!
15 receitas para fazer com as crianças

Temas relacionados