
Você vai se apaixonar por essa receita incrível de macarrão cacio e pepe. Confira! (Créditos: Shutterstock)
O macarrão cacio e pepe é um prato típico romano que já faz parte da culinária italiana há muitos séculos. Feito com ingredientes básicos que quase todo mundo tem em casa, ele é um ótimo exemplo de receita gostosa e barata, além de ser muito fácil de fazer e ficar pronto muito rápido, em menos de 10 minutos! Não acredita? Então vem aprender como fazer macarrão cacio e pepe com o TudoGostoso!
Receita de macarrão cacio e pepe: veja como fazer
Ingredientes:
100 g de macarrão
1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino
1 xícara (chá) de queijo ralado fresco
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo:
Essa receita de macarrão é muito fácil de fazer e perfeita para aquele jantar rápido quando você chega cansado em casa depois de um dia de trabalho.
O melhor dessa receita é que ela fica pronta rapidinho visto que, enquanto a massa cozinha, você já deve estar preparando o molho. Por isso, coloque a água para ferver, adicione o sal e, assim que levantar fervura, coloque o macarrão e deixe cozinhar ao tempo indicado na embalagem, contando menos 1 minuto.
Quando estiver faltando 2 minutos para a massa estar pronta, coloque a manteiga em uma frigideira e, em fogo baixo, deixe derreter. Quando der o tempo, retire o macarrão da panela com ajuda de um pegador e coloque direto na frigideira, misturando bem.
Em seguida, acrescente 2 conchas da água do cozimento e o queijo. Misture tudo e continue mexendo em fogo baixo até que o queijo tenha emulsificado com a água do cozimento, ou seja, quando formar um molho levemente cremoso.
Finalize adicionando a pimenta-do-reino e o sal, caso seja necessário. Sirva ainda quente! Viu como é muito fácil? Em 10 minutos você consegue preparar essa delícia, que você pode servir puro ou acompanhado de alguma proteína como filé de frango ou bife de carne.
Dicas de como incrementar o macarrão cacio e pepe
O macarrão cacio e pepe é, originalmente, feito apenas de queijo e pimenta-do-reino, sendo um prato criado com poucos ingredientes propositalmente. Ou seja, é uma receita de origem humilde, para saciar com poucos alimentos. São muitos anos de história desse prato típico romano que, hoje, ganha destaque no mundo inteiro.
Porém, como é comum de todas as receitas no mundo, ele foi ganhando versões com outros ingredientes. Alguns alimentos são excelentes para deixar essa receita ainda mais gostosa, principalmente embutidos ou defumados, como é o caso da linguiça calabresa e do bacon. Bem fritinhos, eles complementam muito bem dando um toque incrível ao prato.