A receita de ragu de músculo é cheia de sabor!
Se você nunca ouviu falar de ragu, o TudoGostoso vai te explicar o que é e te ensinar a fazer esse prato superpopular na Itália!
Ragu: cozimento lento e sabor delicioso
O termo ragu vem do francês ragoût e pode ser traduzido como ensopado. Na Itália, ele é um molho muito conhecido, feito com carne, vinho, legumes e extrato de tomate. Esse prato pode ser preparado com diversos tipos de carnes, como músculo, contrafilé, cordeiro, peixe, costela e porco. A carne deve ser picada em pedaços pequenos ou médios e cozida lentamente. Não é um prato que deve ser feito por quem tem pressa! Se você não tem tempo de cozinhar, precisa conferir receitas rápidas na panela de pressão.
Como fazer o ragu perfeito
Para o ragu ficar perfeito, o ideal é que seja preparado em uma panela larga e baixa, em temperatura baixa. Escolher ingredientes de boa qualidade também faz diferença: nada de usar um vinho ruim no seu ragu! Podemos encontrar vários vinhos bons nos mercados e com preços superbacanas! Esse prato cai superbem com polenta, massas, pão italiano e até com arroz. Para acompanhar o ragu, veja as receitas de polenta e massa de macarrão. Hoje o TudoGostoso vai te ensinar a fazer ragu com músculo. Fica suculento e cheio de sabor!
O ragu também pode ser feito com carne moída e servido com polenta.
Ingredientes do ragu
1 kg de músculo limpo, cortado em cubos médios
3 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 cebola
1 dente de alho
Salsinha e cebolinha a gosto
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 tomates sem pele (ou 1 lata de tomates pelados)
1 litro de água
Modo de preparo do ragu
1.Tire o excesso de gordura do músculo e deixe a carne em temperatura ambiente, pois ela não pode estar gelada quando for para a panela.
2.Pique a cebola, o alho, a salsinha e a cebolinha.
3.Leve a panela de pressão sem tampa em fogo alto por 1 minuto, coloque o óleo, refogue o alho e a cebola.
4.Coloque a carne e o sal e, quando ela estiver dourada, coloque o extrato de tomate e os tomates (fresco ou de lata) e deixe cozinhar por 5 minutos.
5.Depois, coloque a água e o vinho, tampe a panela, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 50 minutos.
6.Após esse tempo e quando a panela já estiver sem pressão, retire um pouco da carne da panela e desfie.
7.Coloque a carne na panela novamente, acrescente a salsinha e a cebolinha e leve ao fogo por mais 30 minutos.
A receita demora a ficar pronta, mas o resultado é maravilhoso! Um molho cheio de sabor, carne desmanchando... Que delícia! Se você quiser, também pode acrescentar cenoura para ficar ainda mais gostoso. Mas se você ficou desanimado porque não gosta de usar panela de pressão, a gente te dá as dicas de como usar a panela de pressão de forma correta! Nela, você pode fazer o ragu e também maravilhosas receitas de macarrão de panela de pressão, bife de panela de pressão e até lasanha de panela de pressão!