A pavlova é feita com suspiro e pode ser decorada com frutas.
A pavlova é um doce feito para homenagear Anna Pavlova, uma bailarina russa. Apesar disso, diz-se que essa sobremesa não é originária da Rússia e, sim, da Nova Zelândia. A pavlova é um grande suspiro com recheio no meio, como se fosse uma torta. Deliciosa!
Aprenda a receita de pavlova
O grande truque para obter uma pavlova perfeita é saber escolher o recheio. O suspiro é superdoce e se o recheio for também muito doce, a sobremesa pode ficar enjoativa. O comum é utilizar cremes de frutas cítricas, como morangos e frutas vermelha ou até mesmo kiwi.
Ela é uma ótima opção de sobremesa para dias mais frios e jantares com os amigos. Imagina surpreender a todos com esse doce? Então, vem que o TudoGostoso irá te ensinar o passo a passo dessa maravilha superfácil de fazer!
A pavlova é um doce tradicional da Nova Zelândia, que pode ser coberto com frutas e caldas.
Ingredientes da pavlova
Para o suspiro
6 claras
1/2 xícara de açúcar refinado
6 gotas de suco de limão
1 colher de extrato de baunilha (opcional)
Para o recheio
1 lata de creme de leite fresco
6 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 lata (a mesma do creme de leite) de polpa de suco de maracujá
Para cobrir
Morangos, framboesas ou kiwis (ou outra fruta de sua preferência
Modo de preparo da pavlova
A primeira coisa a ser feita é o suspiro. Para isso, comece batendo as claras em neves. Assim que elas começarem a espumar, acrescente as gotinhas de suco de limão e continue batendo. Nós já mostramos algumas dicas para atingir o ponto certo das claras em neve!
O próximo passo é acrescentar o açúcar às claras. Mas não saia jogando tudo de uma vez só não, viu? Você tem que ter um pouquinho de paciência e colocar aos poucos. Sem nunca parar de bater!
Deixe batendo até atingir o pico duro. Quando estiver quase pronto, acrescente o extrato de baunilha. Se você gosta de se aventurar na cozinha, o TudoGostoso ensina como fazer o extrato de baunilha em casa!
Ah, cuidado para o seu merengue não passar do ponto! Ele estará perfeito quando você virar o batedor e ele não se desmanchar.
Assim que estiver pronto, é hora preparar o seu suspiro. Uma dica que damos é utilizar papel manteiga para forrar o tabuleiro, uma ótima maneira de evitar que ele grude. Em seguida, espalhe o merengue num círculo, deixando uma pequena depressão no meio para poder colocar o recheio. Se você quiser fazer mais parecido com uma torta, o ideal é separar o merengue em duas formas.
Leve ao forno 180º C por mais ou menos 2 horas ou até que tenha formado uma casquinha.
É hora de preparar o seu recheio! Leve os ingredientes do recheio para o liquidificador até virar uma massa homogênea. Depois, despeje em um recipiente de vidro e deixe descansando na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Antes de montar, é importante que seu suspiro tenha esfriado. Recheie e decore com as frutas de sua preferência!
Você pode montar a sua pavlova como uma torta: duas partes de suspiro e um recheio incrível!