• Entrar
  • Cadastrar
Palavra da chef: NÃO use tábua de plástico na cozinha, essa opção é muito mais higiênica

Tábuas de plástico para cortar alimentos podem acumular muito mais bactérias

Palavra da chef: NÃO use tábua de plástico na cozinha, essa opção é muito mais higiênica

Veja qual é a melhor opção de tabua segundo a chef (Crédito: Shutterstock)

Seja para cortar carnes ou legumes, a tábua de corte é um objeto indispensável na cozinha, evitando que as comidas fiquem em contato direto com a pia e corram maior risco de contaminação.

Porém, quando o assunto é o uso da tábua, muita gente tem dúvidas sobre qual opção é mais higiênica e segura: a versão de plástico ou a tradicional tábua de madeira para a cozinha.

Para tirar essa dúvida, a gente pegou algumas dicas da chef do canal @cozinhatina no TikTok - e ela explicou qual é a opção mais segura para a sua cozinha!

Melhor tábua de corte

Segundo a chef, estudos mostram que a tábua de madeira é considerada mais higiênica que a de plástico na cozinha por vários motivos relacionados às propriedades naturais da madeira e à forma como os materiais se comportam com bactérias.

“Pode parecer estranho, mas é justamente pela madeira ser porosa e bem absorvente que ela é muito mais higiênica do que as de plástico”, fala a especialista.

As versões de plástico são mais suscetíveis a marcas e ranhuras que podem dificultar a limpeza e acumular microrganismos. “Quanto mais você cortar, mais espaço vai ter para as bactérias se alojarem, além de esse material soltar pequenas partículas de plástico sempre que você cortar”.

A chef explica que, na madeira, mesmo que sobrevivam algumas bactérias, a estrutura e a composição química da madeira vão eliminar essas bactérias naturalmente.

Propriedades antibacterianas naturais da madeira

Madeiras como carvalho, teca e bambu possuem propriedades naturais que ajudam a inibir o crescimento de bactérias. Estudos mostram que, embora as bactérias possam penetrar nas fissuras da madeira, elas tendem a morrer mais rapidamente nesse material devido às suas características porosas, que absorvem a umidade e privam os microrganismos de um ambiente propício para sobreviver.

Além disso, ao contrário das tábuas de plástico, que retêm cortes profundos após o uso com facas, a madeira tende a "cicatrizar" parcialmente, fechando pequenas fissuras com o tempo. Isso reduz o acúmulo de resíduos alimentares e a proliferação de bactérias nesses cortes. Já o plástico, com o tempo, fica com sulcos permanentes onde as bactérias podem se alojar.

Embora a tábua de madeira exija cuidados especiais, como não ser lavada em máquina de lavar louças, ela pode ser higienizada de forma eficaz com vinagre ou limão e sal, que possuem ação antibacteriana. Com esses cuidados, ela pode durar anos e continuar a ser segura para o uso culinário.

Para que serve cada utensílio de cozinha? Saiba quais são os principais para cozinhar e suas funções
Cozinha pequena: 6 produtos compactos para otimizar espaço

Temas relacionados