Quem nunca se viu em dúvida sobre qual tábua de corte escolher, que atire a primeira pedra. Fundamental na cozinha, o utensílio pode aparecer em diferentes materiais, como: vidro, bambu, madeira e plástico. Cada um deles apresenta uma finalidade e vantagem, que envolve até fundamentos de higiene.
Entenda melhor sobre cada tipo de tábua de corte, a seguir, e saiba como escolher os melhores para equipar sua cozinha!
A tábua de corte é um item fundamental para quem está se mudando. Fique por dentro de outros itens essenciais para uma casa nova!
Primeiro ponto: tenha mais de uma tábua de corte
Independente do material escolhido, é sempre bom contar com mais de uma tábua de corte na sua cozinha, para evitar o que chamamos de contaminação cruzada.
A contaminação cruzada acontece quando microorganismos de um tipo de alimento vão parar em outro, como por exemplo, manipular um frango cru na tábua e depois cortar legumes na mesma.
A chance de contaminar sua alimentação, nesse contexto, é muito maior. É por isso que o ideal é ter tábuas específicas para certos alimentos.
Existe uma tábua de corte mais higiênica?
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, as tábuas de plástico são as mais higiênicas. Isso se deve ao fato desse tipo de material ser mais fácil de limpar e poder ir até em máquina de lavar louça. Elas também não absorvem líquidos, o que diminui significativamente a chance de proliferação de bactérias.
Vidro, bambu, madeira ou plástico?
Bambu
As tábuas de bambu são mais resistentes do que as tábuas de madeira e contam com propriedades antimicrobianas naturais. Porém, um problema comum com o bambu é o acúmulo de umidade dele, o que requer cuidados redobrados ao manejar os alimentos apenas quando a tábua estiver 100% seca e também ao lavar e armazenar.
Os utensílios de bambu precisam de cuidados específicos. Veja quais são eles!
Plástico
O plástico é mais higiênico no manejo dos alimentos, por sua facilidade de limpeza e também por ter menos chance de provocar a proliferação de bactérias.
Madeira
Os cuidados com a higiene da madeira são maiores, precisam ser mantidas bem secas e selada com óleo mineral com uma certa frequência. Também é recomendado evitar o corte de carnes nesse tipo de tábua, pois ela não é tão resistente.
Vidro
O vidro é um material mais fácil de limpar do que os outros, no entanto, ele é pouco resistente e acaba não sendo tão interessante para o preparo de receitas. Além disso, a chance de quebra torna seu uso perigoso.
Tábua de corte PEAD, Tramontina - R$ 149,89
A tábua de corte de propileno de alta densidade é a mais recomendada pela ANVISA. Segundo a agência reguladora, as tábuas desse tipo de plástico conferem menos toxicidade ao organismo e menos bactérias. Encontre na Amazon por R$ 149,89.
*Os valores mencionados são referentes à data de publicação da matéria. O TudoGostoso pode receber uma parcela das vendas dos produtos recomendados neste conteúdo.