A tábua de corte é um utensílio indispensável na cozinha. Existem as de vidro, plástico, madeira e polietileno, e provavelmente você tem uma dessas em casa. Confira as diferenças entre os tipos de tábua de corte!
Tábua de madeira
Tábua de corte de madeira
Em cozinhas profissionais, as tábuas de madeira são proibidas, pois elas tendem a acumular resíduos nas aberturas que os cortes fazem, e isso pode facilitar a proliferação de bactérias. Além disso, nos restaurantes, os cozinheiros utilizam uma tábua para cada tipo de alimento, como peixes, carnes e legumes. Mas se você faz questão de utilizar esse tipo de tábua na sua cozinha, fique atento à limpeza: o utensílio deve ficar dentro de um recipiente com água misturada com 3 colheres de cloro ou água sanitária por 15 minutos. Depois, lave-a em água corrente e detergente, e deixe que ela seque ao sol. O ideal é substituir a tábua de madeira todos os anos.
Tábua de plástico
Tábua de corte de plástico
Ela também fica bem marcada com os cortes feitos pela faca e, portanto, também pode acumular bactérias. A técnica para a limpeza é igual a da tábua de madeira: imersão em água com cloro ou água sanitária e lavagem com água corrente e detergente. Também não utilize a mesma tábua por muitos anos: procure substitui-la a cada ano. Se for possível, utilize uma tábua para cada tipo de alimento, como frango, peixe, carne e legumes, frutas e verduras.
Tábua de corte de vidro
Tábua de corte de vidro
Ela tem muitas vantagens: pode ser limpa facilmente com água e detergente, não fica com o cheiro dos alimentos e seca rapidamente. No entanto, ela pode fazer com que as facas percam o fio mais rápido.
Tábuas coloridas para cada tipo de alimento em uma cozinha profissional