
Chef francês compartilha segredo para não deixar o peixe grudar na panela. (créditos: Shutterstock)
O peixe frito é um prato delicioso, mas que costuma dar trabalho na hora de fazer. Por ser uma carne mais fina e úmida, o peixe tem uma tendência a grudar no fundo da frigideira. Em alguns casos, nem mesmo o antiaderente da panela consegue ser suficiente para evitar que o alimento grude e desmanche, o que acaba sendo muito frustrante. No entanto, o chef francês Philippe Etchebest, apresentador do programa de culinária Cauchemar en cuisine, revelou uma dica muito prática que pode ser a solução desse problema. Ficou curioso? O TudoGostoso te conta qual o truque infalível usado pelo profissional para que o peixe não grude na frigideira.
O truque do papel-mantega evita que o peixe grude na frigideira
O truque secreto de Philippe Etchebest para não grudar o peixe na frigideira é usar papel-manteiga. A técnica consiste em forrar o fundo da panela com papel-manteiga e, em seguida, colocar o peixe já temperado por cima. O objetivo é evitar que o alimento tenha contato direto com a frigideira.
O método é bem simples de reproduzir. Basta cortar um pedaço do papel do tamanho do diâmetro da panela. Depois, forre o fundo da frigideira com o papel e coloque um fio de azeite por cima antes de começar a fritar o peixe. Além de evitar que a carne grude e quebre, esse truque também deixa o alimento menos gorduroso e mais sequinho.
Outra dica do chef para que o peixe não grude na frigideira é fazer cortes leves na carne antes de fritar. Essa ação facilita o cozimento, ajudando o calor a passar pela pele.
O truque para verificar se o peixe está cozido
Outra dúvida comum ao preparar peixe frito é saber quando ele está pronto para o consumo. Para verificar se o alimento está realmente cozido, o chef Philippe Etchebest recomenda perfurar a carne com uma faca. Se o metal sair seco e quente, é hora de desligar o fogo. Por outro lado, se sentir resistência da carne, é sinal de que o peixe ainda não está pronto.
Veja também:
Fish and chips: peixe frito com batata, o clássico britânico
Estes são os cinco peixes mais saudáveis segundo a ciência: e são muito melhores que qualquer tipo de carne