O lixo da cozinha é repleto de bactérias, mas mesmo assim muitas pessoas não sabem que o correto é ter mais de uma lixeira nesse cômodo. Para garantir uma limpeza caseira adequada, separamos alguns motivos para você começar a seguir essa prática e ensinamos como garantir um ambiente com uma ótima higiene. Confira agora!
Por que não ter só uma lixeira na cozinha?
Ter mais de uma lixeira na cozinha pode facilitar a separação de resíduos, reduzir odores, facilitar a reciclagem e manter a área organizada e limpa. Tenha ao menos duas! Uma para o descarte de comidas orgânicas e outra para o lixo geral, como embalagens plásticas e de outros produtos. Alguns resíduos, como restos de comida, podem gerar odores desagradáveis se ficarem na mesma lixeira que outros tipos. Ninguém merece isso, né? Ter lixeiras separadas para produtos orgânicos e não orgânicos pode ajudar contra esses cheiros indesejados na cozinha.
Ter mais de uma lixeira evita contaminação
A cozinha é um dos lugares da casa que mais apresenta bactérias. Ter uma lixeira dedicada para resíduos orgânicos, como cascas de frutas e legumes ou sobras de alimentos, ajuda a manter esses resíduos separados e reduz o risco de contaminação cruzada com outros materiais. Vale destacar que por mais que não possamos ver as bactérias, elas estão em movimentos. Ao deixar uma lixeira de resíduos orgânicos sem tampa na cozinha, elas podem se alastrar e acabar contaminando objetos, como tábuas de corte, panos de prato e alimentos que estejam por perto.
Como fazer a limpeza das lixeiras da cozinha
Além de ter no mínimo duas lixeiras na cozinha, você deve fazer a troca do lixo dos produtos não orgânicos diariamente, enquanto a sacola da lixeira dos restos de alimentos deve ser trocada o mais rápido possível, de preferência assim que terminar de preparar as refeições. Nesse caso, também é importante que essa lixeira de alimentos tenha tampa, para assim evitar odores na cozinha e deixar sua casa segura, garantindo que as bactérias fiquem concentradas dentro da lixeira. Semanalmente você deve fazer a lavagem das lixeiras com água, detergente e água sanitária para garantir um ambiente de cozinha mais seguro e higiênico.
Veja mais
Quem joga cascas de banana no lixo está descartando um tesouro; entenda por quê
Cientistas revelam a bebida queridinha que é um VENENO para o cérebro!
O que acontece se eu comer a parte boa de um pão mofado?