
O andar também é impactado pela demência. (Créditos: Shutterstock)
Quando se fala em sinais de demência, é comum pensar em problemas de memória, dificuldade para lembrar nomes ou até mesmo desorientação em situações cotidianas. No entanto, pesquisas recentes apontam que mudanças sutis no modo como uma pessoa caminha podem ser um dos primeiros indícios dessa condição. Por essa ninguém esperava, né? Por isso venha entender melhor como o jeito de andar está ajudando a identificar precocemente a demência. Confira agora no TudoGostoso!
Sinais da demência no jeito de andar
Em entrevista ao jornal Metrópoles, o neurologista Maciel Pontes pontuou que alterações na velocidade, na estabilidade do andar e até mesmo alteração no balanço dos braços ao caminhar pode refletir alterações cerebrais antes mesmo de os sintomas clássicos da demência aparecerem. Esses sinais que o cérebro dá quando existe dificuldades na comunicação entre ele e o sistema motor. Quando essas funções começam a ser prejudicadas por doenças neurodegenerativas, como o alzheimer ou a demência, é possível observar mudanças sutis ou até mesmo significativas no andar.
Os sintomas da demência variam de acordo com o tipo
Essas mudanças são mais comuns em tipos específicos de demência, como a demência com corpos de Lewy, onde alterações motoras se manifestam de forma precoce. Contudo, estudos têm mostrado que até mesmo nas fases iniciais de demências mais comuns, como o alzheimer, o jeito de andar pode ser um sinal útil.
Acompanhamento médico
Monitorar essas alterações por meio de avaliações clínicas ou ferramentas tecnológicas, como sensores de movimento, está ajudando médicos a identificar precocemente os sinais de demência e a intervir antes que os sintomas cognitivos se agravem. Por isso, ao notar o mínimo sinal diferente no seu jeito de andar ou de seus conhecidos, procure um acompanhamento médico especializado.
Veja mais
Alerta sobre brócolis: saiba quando não comê-lo apesar dos seus indiscutíveis benefícios nutricionais
O que comer com batatas para reduzir o seu alto índice glicêmico: combinadas com os alimentos certos, fica deliciosa e mais saudável
Ouro negro: a fruta pouco conhecida que é repleta de benefícios, regula o açúcar no sangue e a pressão arterial