• Entrar
  • Cadastrar
Essa dica de ouro é essencial para limpar os utensílios de madeira do jeito certo!

Chega de dúvidas quanto a limpeza dos utensílios amadeirados! Descubra agora!

Higienize os utensílios de madeira do jeito certo! (Créditos: Shutterstock)

A boa colher de pau é um dos objetos de cozinha mais tradicionais entre todos e cada vez os utensílios de madeira atraem mais fãs. Eles são responsáveis por dar um charme extra na decoração, mas ainda geram diversas dúvidas quanto a sua limpeza para uma melhor conservação. A boa notícia é que essa missão é bem mais fácil do que os outros pensam! Venha descobrir como fazer no TudoGostoso.

Por que utilizar os utensílios de madeira?

Os utensílios deste material são os mais utilizados quando o assunto são as tábuas de cortes e as colheres de madeira. Eles, quando bem conservados, duram muito tempo e não estragam ou quebram com facilidade, como é o caso de itens de vidro ou de plástico. No caso das colheres de madeira, elas caíram nas graças dos cozinheiros por não danificarem as panelas antiaderentes. Além disso, como o cabo não esquenta, isso faz com que evite possíveis queimaduras ao entrar em contato com a temperatura alta.

Dicas de uso para os itens de madeira

É essencial que todas as sobras dos alimentos sejam retiradas o mais rápido possível dos objetos. Peças de madeira tendem a reter mais a sujeira, por isso você deve se esforçar na limpeza para que nenhum resíduo permaneça. Evite utilizar a parte mais abrasiva da esponja de cozinha na hora da limpeza, dando preferência para a parte mais macia pois isso evita que a madeira seja danificada. Utensílios deste tipo de material precisam ser lubrificados de tempos em tempos, uma vez que isso ajuda a manter a vida útil do acessório. Entretanto, em acessórios de madeira muito apodrecida, o odor pode ficar ainda mais intenso. Para evitar que isso aconteça, passe óleos próprios para o objeto.

Desinfetar a madeira é o mais importante

Não é necessário fazer esse processo após todas as lavagens, mas reserve alguns momentos para desinfetar por completo os seus utensílios amadeirados. Esquente quatro litros de água no fogo para deixá-los de molho. Acrescente 8 ml de água sanitária e deixe agir por 20 minutos. A quantidade do produto de limpeza pode parecer pouca, mas é suficiente para higienizar os utensílios sem corroer. Depois, basta enxaguar muito bem e esperar secar.

Como guardar os utensílios de madeira

E agora a dica de ouro: é imprescindível que os utensílios de madeira sejam guardados longe da umidade, então prefira lugares secos e arejados para armazená-los. O ideal é que eles sejam guardados sem nenhuma parte molhada, então não se apresse para armazenar se eles não estiverem completamente secos. Às vezes secar com um pano não é o suficiente, então dê preferência para deixá-los ao sol.

Veja mais

Pilão de madeira fedorento não dá! Aprenda como limpar o utensílio do jeito certo e acabe com o problema
Como tirar mancha da mesa de madeira: 3 truques simples
Aprenda esse truque INCRÍVEL de como cortar bolo para rechear: as duas partes ficam iguais!

Temas relacionados