• Entrar
  • Cadastrar
Menino de 11 anos inventou uma famosa sobremesa de sorvete que hoje rende milhões, mas ele não viu um centavo dessa fortuna

Tudo começou com um copo de guaraná congelado e um negócio milionário 

Menino de 11 anos inventou uma famosa sobremesa de sorvete que hoje rende milhões, mas ele não viu um centavo dessa fortuna

Essa sobremesa foi criada por acidente, gerou um faturamento milionário e o criador não ganhou nada (Foto: Shutterstock)

Preparar picolés caseiros é um hábito delicioso no verão, mas também nas estações mais frias. Seja à base de iogurtes, frutas ou outros ingredientes, essa sobremesa já é amplamente preparada na casa de muitas pessoas que desejam fazer as próprias receitas com uma proposta mais saudável.

E não custa lembrar que há uma diferença marcante entre picolé e sorvete: o picolé é um líquido aromatizado congelado em um palito e o sorvete tem uma consistência cremosa, geralmente à base de leite, batido durante o congelamento.

Outro diferencial está relacionado ao período em que surgiram. O sorvete foi criado há mais de 4 mil anos na China, antes de existir a geladeira, já o picolé - assim como o chá de saquinho - foi inventado por acidente, no ano de 1905, por uma criança de 11 anos!

Quem inventou o picolé?

O primeiro picolé no mundo surgiu em 1905 e o responsável pela criação foi um menino de 11 anos chamado Frank Epperson. Morador de Oakland, na Califórnia, o garoto estava brincando no quintal de casa e acabou esquecendo o seu copo com uma mistura de água com pó de refrigerante durante toda a noite de inverno.

Quando saiu de casa na manhã seguinte, ele se deparou com a mistura congelada ao redor da colher também esquecida dentro do copo. Curioso e bastante esperto, o garoto teve a ideia de colocar o copo em água morna para conseguir retirar o gelo que havia se formado dentro do copo.

Desta forma, a partir de um acidente, o picolé foi criado pelas mãos de uma criança, que nem poderia imaginar o sucesso que essa descoberta iria fazer no futuro.

O primeiro picolé foi batizado como popsicle

Desde então, o garoto passou a preparar a sua mistura gelada todos os dias. Após 18 anos desse episódio, seus filhos já sabiam como preparar a sobremesa, que ele passou a chamar de "epsicle". Os filhos preferiram chamar de "popsicle".

Já em 1923, Frank Epperson patenteou a sua invenção para vender em Neptune Beach, na Flórida. Logo o produto conquistou os consumidores.

Porém, Epperson não conseguiu desfrutar o sucesso por muito tempo. Em 1929, quando o seu produto já estava no radar de grandes corporações, Epperson sofria com o seu difícil momento financeiro.

Ele optou por vender a sua patente a Joe Lowe Company, de Nova York. A partir de então, Epperson não poderia receber mais pelas vendas.

O picolé tornou-se um verdadeiro sucesso comercial e gerou lucros milionários. O inventor da famosa sobremesa congelada não ganhou um único dólar com os lucros.

Veja mais!

Menina de 11 anos se tornou multimilionária ao inventar uma caneca especial para ajudar seu avô com mal de Parkinson

Ela fez biscoitos de grilo e hoje fatura milhões de dólares com a sua invenção que se tornou um produto nutritivo com um faturamento excepcional

Temas relacionados