Algumas histórias são tão legais que merecem destaque! É o caso dessa linda relação entre neta e avô que acabou por produzir uma invenção inovadora: uma caneca especial para pessoas com mal de Parkinson.
O caso ganhou as manchetes em 2014 e até hoje repercute na internet! Na época, a menina Lily Born, de apenas 11 anos, inspirada por seu avô com Parkinson, criou uma xícara para ajudá-lo, sem imaginar que seu invento se tornaria um grande sucesso, gerando milhões de dólares.
Ainda com 9 anos, ao notar que o avô tinha dificuldades para segurar a xícara convencional e beber, derramando líquidos sobre si, por conta dos tremores causados pela doença, ela começou a desenvolver a ideia de uma xícara que proporcionasse maior estabilidade.
Como nasceu a caneca?
Foi assim, ainda pequena, que Lily criou a primeira versão da Kangaroo Cup, que tinha três pés para evitar derramamentos. O pai de Lily, ao ver isso, ficou impressionado e decidiu comercializá-la, lançando um financiamento coletivo para lançar a caneca no mercado.
Com o sucesso das primeiras versões da caneca, pai e filha aperfeiçoaram ainda mais o produto, que passou a ser feito de cerâmica e não mais de plástico. Porém, ao verem que esse material também não era adequado, lançaram um novo modelo, com outro tipo de plástico e com alças mais fortes e pés mais duráveis.
Assim, a Kangaroo Cup se tornou um produto essencial para aqueles que, como o avô de Lily, precisam de um pouco de ajuda extra para levar uma vida mais confortável, como pessoas com mal de Parkinson.
Como está Lily hoje?
Hoje, com 21 anos, Lily segue no mercado e é diretora e chefe de invenções da Imagiroo, empresa que criou na produção de canecas.
“Eu amo os aspectos de design, prototipagem e marketing do negócio e, quando não estou trabalhando na promoção de copos e pensando em outras maneiras de tornar a vida mais simples, eu realmente gosto de atuar, cantar e rabiscar”, diz em seu perfil no Linkedin.
Segundo ela, foram vendidos mais de 1.000 copos de cerâmica e 10.000 de plástico por meio dos sites de financiamento coletivo Indiegogo e Kickstarter.
“Agora, lançamos uma versão redesenhada do copo em plástico inquebrável, tornando-o útil não apenas para pessoas com problemas de mobilidade, mas para crianças e adultos que simplesmente querem um copo melhor”, completou.
Como funcionam as canecas?
As canecas seguem sendo comercializadas no site oficial da Imagiroo, empresa criada por Lily e são um sucesso. Existem vários modelos comerciáveis, com designs inovadores que impedem o derramamento de líquidos.
Essas canecas funcionam da seguinte forma: a Kangaroo Cup possui três pés integrados em sua base. Esses pés proporcionam uma base mais ampla e estável, diminuindo a chance de a xícara tombar facilmente. Mesmo se houver tremores nas mãos do usuário, a xícara permanece firme na superfície.
Além disso, o design é feito para manter o centro de gravidade baixo, o que aumenta a estabilidade e torna mais difícil que a xícara se vire ou derrame o líquido.
E tem mais: as alças grandes e ergonômicas permitem uma pegada mais firme e segura. Isso facilita o manuseio da xícara, mesmo para pessoas com controle motor limitado.
Essas características combinadas ajudam a Kangaroo Cup a oferecer uma solução prática e eficiente para pessoas com Parkinson, permitindo que bebam de forma mais independente e com menos preocupações com derramamentos.
Para quem tem curiosidade, basta acessar o site oficial e conhecer os modelos!
Cinco vezes menos energia e sem gás: esta é a invenção francesa que quer substituir o ar-condicionado
Diga adeus ao SAL: invenção japonesa que parece mágica deixa a comida salgada sem precisar usar o ingrediente!