O jiló é um fruto muito controverso no mundo da culinária - ou você ama ou você odeia. Se você é do time que ama, aqui no site você encontra uma série de receitas com jiló para você escolher a sua favorita. Agora, se você está do lado da galera que não gosta, não come ou que nunca preparou, o TudoGostoso vai trazer sua solução. Aprenda com a gente um passo a passo fácil, simples e cheio de sabor de um prato incrível e diferente com jiló. Confira a lista de ingredientes e o modo de preparo completa da receita de jiló em conserva! Isso mesmo, uma conserva diferente que vai mudar o sabor das sua próximas refeições e fazer todos se apaixonarem por jiló.
Receita de jiló em conserva
Ingredientes
- 20 jilós
- 300 ml de vinagre branco
- 200 ml de óleo
- 200 ml de água quente
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de rasa de sal
Vamos ensinar dois modos de você preparar o jiló em conserva. A primeira é mais rápida, no preparo, mas demora um pouco para ficar completamente pronta para ser servida. Já a segunda, demora um pouco para ser preparada, mas pode ser servida assim que você concluir o preparo.
Modo de preparo
1. Comece higienizando os jilós, lavando, tirando os cabinhos e, por fim, deixe secar naturalmente. Corte em pedaços médios e coloque dentro de uma panela com um pouco de água. Deixe ferver por 5 minutos, retire da panela e coloque em um vidro esterilizado, limpo e seco. Por cima, e com cuidado, coloque os ingredientes. Dê uma leve misturada, espere amornar um pouco, feche o vidro e, assim que esfriar completamente, leve para a geladeira. Depois de 7 dias sirva!
2. Comece higienizando os jilós, lavando, tirando os cabinhos e, por fim, deixe secar naturalmente. Corte em pedaços médios. Arrume-os numa panela de pressão e coloque o vinagre, o óleo, a água e o sal. Tampe e quando começar a chiar a panela, marque 10 minutos e desligue. Deixe tampada por 12 horas. Depois, coloque em um vidro hermético e sirva assim que pronta!
Dica: essa receita é a base do jiló em conserva, você pode adicionar ou substituir outros ingredientes. Como por exemplo, adicionar dente de alho, pedaços de cebola, folhas de louro, pimenta em grão e muito mais. A ideia é que você "tempere" a conserva do seu jeito, de modo que fique com os sabores que você mais gosta - e, claro, que combinem com o jiló em si.
Veja mais:
Jiló menos amargo: descubra como fazer essa delícia