O Natal é a época do ano em que nos reunimos para comemorar, trocar presentes e saborear comidas deliciosas. Contudo, quanto mais perto da data de 24 de dezembro, mais fácil torna-se notar o aumento nos preços dos produtos mais característicos para a preparação da ceia natalina. Podemos observar uma alto dos preços dos produtos festivos, especialmente a partir de meados de dezembro, quando a maioria das pessoas faz as compras de fim de ano. Mas antecipar essas compras permite economizar!
Para quem já está com a primeira parcela do décimo terceiro salário em mãos, é hora de planejar a ceia e aproveitar as promoções que aparecem nesta época. Afinal, antecipar a compra de alguns itens pode garantir economia e evitar o estresse de última hora. Confira a lista de 7 alimentos que valem a pena comprar agora e comece a montar sua ceia com sabor e praticidade!
Bacalhau
Assim como na Páscoa, o Natal é aquela época do ano que o preço do bacalhau dispara, por isso é importante comprar com o máximo de antecedência e deixar no congelador. Mas não pense que é tão simples assim! Esse produto deve ser dessalgado antes de ir para o freezer, caso contrário fica impossível de ser consumido e isso pode acabar atrapalhando a sua ceia. Após dessalgar o bacalhau com a água, enxugue o peixe com um pano, pressionando um pouco para retirar o excesso de umidade. Depois, pincele o azeite por toda a sua superfície, isso vai impedir com que ele fique ressecado pelo gelo. Por fim, guarde no congelador em uma vasilha com tampa.
Castanhas e nozes
As castanhas e nozes são ingredientes obrigatórios no Natal, fazendo com que o preço delas também subam. Assim que o décimo terceiro cair em sua conta, corra para o mercado para garantir as suas por um preço que cabe no seu bolso. O mais aconselhável é comprar esses produtos ainda com casca, fazendo com que durem mais. Prefira as nozes em embalagens a vácuo, para com que não ocorra a oxidação com o ar e corram menos riscos de estragarem com facilidade.
Carnes e aves natalinas
Chester, peru, lombo e pernil são as carnes e aves típicas presentes na ceia de Natal. Quando congeladas, não possuem risco algum de estragar, então quanto antes você comprá-las, mais econômico será! Conforme a data do dia 24 se aproxima, mais evidente o aumento nos preços é notado, então a nossa dica é que você corra para o mercado o quanto antes e já garanta essas peças.
Opte por descongelar esses produtos de forma natural, por isso lembre-se de retirá-los do congelador com horas de antecedência e evite problemas. Outro fator importante e que faz com que seja melhor comprar essas esses produtos antes, é que como você não terá concorrência, então fica mais fácil achar pedaços maiores e com qualidade, em comparação a quem prefere comprar na semana do Natal.
Dicas extras
Refrigerantes, uvas, creme de leite, manteiga, farinha e entre outros produtos que são usados para acompanhar a ceia de Natal também sofrem com o aumento. Na dúvida, não espere a semana do Natal chegar para decidir fazer as compras, priorize fazer conforme o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro. E mais importante ainda, faça uma lista e organize-se para com que todos esses ingredientes sejam comprados o quanto antes, já que os preços aumentam conforme o Natal se aproxima.
Veja mais
Nem Chester, nem bacalhau: esse é o prato principal perfeito para o seu Natal se você quiser economizar
Adeus rabanada frita: versão assada da clássica receita de Natal já virou tradição na minha família, fazemos em todas as semanas de dezembro
Estou viciada nessa receita de mousse de leite em pó trufado fácil desde a Páscoa e será a minha sobremesa de Natal