• Entrar
  • Cadastrar
Saí do vermelho com essas dicas, economizei muito dinheiro nos gastos mensais e nem foi difícil
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Pare de chegar no fim do mês com as contas no vermelho! Essas dicas do TudoGostoso vão ajudar a diminuir os seus gastos sem sufoco

Saí do vermelho com essas dicas, economizei muito dinheiro nos gastos mensais e nem foi difícil

Suas contas estão vindo muito alta? A gente te dá as dicas para economizar nas contas (Créditos: Shutterstock)

Todo fim de mês é um parto? Você sempre fica preocupado com as contas que estão chegando e se questionando como economizar? Pois saiba que existem algumas coisas simples que você pode fazer no seu dia a dia que irão diminuir o estresse em relação ao dinheiro. Você já sabe que o TudoGostoso está sempre dando dicas de como economizar gás, luz e até mesmo economizar nas compras de mercado. Para facilitar, nós montamos um guia com todas as dicas práticas para te ajudar a economizar e ter um gasto mais consciente, chegando ao fim do mês no azul!

Como economizar nos gastos mensais da casa? TudoGostoso dá dicas práticas que vão ajudar o seu bolso!

Pare já de pedir delivery

A gente sabe que essa primeira dica pode parecer repetitiva, mas é porque ela é realmente muito válida! Muita gente acaba gastando demais pedindo comida por aplicativos, mesmo tendo comida em casa. É claro que é entendível. Depois de um dia estressante de trabalho, nada pior do que ainda ter que fazer o jantar! Por isso, o TudoGostoso está sempre ensinando dicas de como adiantar as refeições da semana para que você sempre tenha comida caseira, fresca e de qualidade na sua casa. Pode confiar, essa economia vai fazer toda a diferença nos seus gastos do mês.

Anote tudo que você tem de comida e em casa e faça um cardápio para a semana

Os últimos dias do mês são sempre muito complicados, né? Por isso, o ideal é fazer uma lista de todos os alimentos que você ainda tem em casa e ver o que é possível cozinhar para a semana. Anote por categorias: proteínas, carboidratos, legumes e verduras. Assim, você consegue fazer pratos variados sem sofrimento e com muito sabor.

Retire todos os eletrodomésticos da tomada (menos a geladeira!)

Pode parecer bobagem, mas retirar alguns eletrodomésticos da tomada pode ajudar bastante a diminuir a conta de luz no final do mês. O micro-ondas, por exemplo, gasta energia para deixar aquele visor com o relógio ligado, sabia? Embora seja pouco, a longo prazo, você estará economizando um dinheirinho. O mesmo serve para qualquer aparelho que fica em standby, com alguma luzinha acesa, como é o caso de algumas televisões e até fogões.

Faça compra mensalmente

Existem vantagens e desvantagens de fazer compras uma vez por mês. A vantagem é que você já gasta o orçamento limite assim que recebe o salário, e passa o resto do mês mais tranquilo sabendo que você já tem como se alimentar até cair o próximo pagamento. A desvantagem é perder algumas promoções semanais específicas, como o dia da feirinha, o dia da carne e o dia do material de limpeza. O nosso conselho é fazer a compra uma vez por mês do pesado, deixando para comprar mais regularmente frutas, legumes e verduras. Dessa forma, você consegue ter comida fresca em casa sem gastar muito, sempre sabendo qual o seu limite.

Evite jogar comida fora

Um dos maiores motivos pelos quais jogamos comida fora é porque fizemos quantidades maiores do que o necessário. Para que isso não aconteça, assim que você perceber que sobrou comida demais, separe em potinhos e congele para aproveitar em outro momento. Você economiza dinheiro e ainda facilita sua vida no futuro!

Verifique a temperatura da sua geladeira

Você sabia que a temperatura da geladeira impacta no consumo de energia? Quanto mais forte estiver, mais luz irá gastar. Para economizar nesse eletrodoméstico é preciso fazer uma avaliação do que você tem dentro dele: está muito cheio ou está mais vazio? Se a geladeira não estiver na sua capacidade máxima de armazenamento, não precisa deixá-la na temperatura máxima. Isso só fará gastar mais energia quando não tem necessidade dessa potência toda. Conforme a comida dentro dela for diminuindo, diminua também sua temperatura.

Não deixe a geladeira em local quente

Outro fator muito importante para economizar no gasto de energia por causa da geladeira é se certificar de que ela está instalada em local arejado e que, se possível, não bata sol. Quanto mais quente a temperatura externa, mais o refrigerador irá trabalhar para manter a temperatura interna estável.

Não faça pratos elaborados demais que gastem muito gás

Por último, escolha bem quando fazer pratos mais elaborados, que possam gastar mais gás e até mesmo energia elétrica. No dia a dia, procure receitas simples e rápidas, que não precisem de tanto tempo de cozimento.

Veja mais:

5 refeições perfeitas com um único prato para evitar confusão na cozinha (e economizar dinheiro)
Quer ver seu azeite render MAIS? Aprenda essa dica INCRÍVEL para economizar dinheiro

Temas relacionados