• Entrar
  • Cadastrar
Farinha de Ora-pro-nóbis na airfryer: ingrediente perfeito para receitas de pães, bolos e doces nutritivos

Preparada em questão de minutos, esse ingrediente vai deixar seus preparos na cozinha ainda mais saudáveis

Farinha de ora-pro-nóbis feita na airfryer é repleta de benefícios para sua saúde (Foto: Shutterstock)

Com cultivo fácil e benefícios nutricionais notáveis, a ora-pro-nobis é uma planta que vem conquistando espaço na culinária. Uma característica marcante da ora-pro-nobis é seu alto teor de proteínas. Essas proteínas são compostas por aminoácidos essenciais, fundamentais para a construção e reparo dos tecidos corporais e, por isso, essa planta é uma opção popular entre vegetarianos e veganos.

Além disso, a ora-pro-nobis é uma fonte significativa de fibras alimentares, essenciais para a saúde digestiva, pois auxiliam na prevenção de constipação, promovendo a regularidade do trânsito intestinal. Esse efeito benéfico das fibras também pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

E todos esses benefícios não se perdem quando ela é transformada em farinha: aliás, ao fazer isso, você pode até aproveitar por mais tempo deles. A farinha de ora-pro-nobis é reconhecida por seu baixo teor de gorduras saturadas, tornando-a uma opção saudável para aqueles que buscam controlar a ingestão de gorduras prejudiciais à saúde do coração.

Como fazer a farinha de ora-pro-nóbis?

E a airfryer é a forma mais prática de fazer a farinha dessa planta - que também é rica em vitamina A, essencial para a saúde ocular, e minerais como ferro, cálcio e fósforo, contribuindo assim para a saúde dos ossos e a função metabólica. Ela pode ser usada em receitas de pães, doces e bolos ou ainda para adicionar mais nutrição a sopas, por exemplo. Veja a seguir como é o modo de preparo!

1 - Limpe bem as folhas de ora-pro-nóbis, retirando os espinhos e mergulhando e deixando de molho em água, hipoclorito de sódio, bicarbonato e vinagre por 10 minutos.

2 - Passado o tempo, lave e seque muito bem as folhas

3 - Coloque na airfryer a 200 graus, com pausas de 5 minutos até que as folhas estejam completamente desidratadas e secas

4 - Transfira as folhas para um liquidificador e bata até formar um pó bem fino.

Desse modo, a farinha de ora-pro-nobis pode ser considerada um alimento funcional e muito nutritivo, oferecendo proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Em caso de dúvida, vale ressaltar, é importante buscar orientação profissional e assim garantir que suas necessidades individuais estão sendo atendidas.

Veja mais:

- Bolinho de ora-pro-nóbis é outra opção deliciosa e fácil de fazer com esse vegetal;

- Você sabe o que são PANCs? Entenda tudo sobre as plantas alimentícias não convencionais e como consumir.

Temas relacionados