
Veja as diferenças entre as versões de caixinha e fresca do creme de leite! (Crédito: Shutterstock)
O creme de leite é um ingrediente muito usado em receitas, sendo muito versátil na cozinha. Você pode usá-lo para o preparo de diversas receitas doces com creme de leite, mas também é indicado para uma grande quantidade de receitas salgadas.
As duas versões mais comuns deste ingrediente são a versão em caixinha e a versão fresca - você também pode fazer a sua versão caseira de creme de leite -, que são totalmente diferentes e indicadas para usos distintos. Você sabia disso? Vamos entender!
Creme de leite fresco ou de caixinha?
Nada como uma chef profissional para explicar as diferenças entre o creme de leite fresco e o creme de leite de caixinha. A gente viu a explicação da chef @cozinhatina no TikTok e trouxemos aqui para compartilhar com você! “Usar eles de forma errada pode estragar a sua receita”, sentencia a especialista.
A seguir, vamos falar melhor sobre cada tipo!
Creme de leite de caixinha
O creme de leite de caixinha, aquele que você encontra nas prateleiras do supermercado sem estar na refrigeração, passa por um processo de ultrapasteurização (UHT) que aumenta seu prazo de validade. Pode conter aditivos e estabilizantes para manter a consistência e a conservação.
A chef explica que a versão em caixinha do creme de leite tem muito menos gordura se comparada à versão fresca (cerca de 15% de gordura). “Além disso, muitas marcas adicionam espessante ao creme de leite de caixinha, o que significa que a consistência vai ser totalmente diferente e ele não suporta altas temperaturas”, diz a chef. Ou seja, o creme de leite de caixinha não pode ser fervido nas receitas.
E tem mais: essa versão também talha com mais facilidade, então mesmo receitas com molho de tomate também podem talhar.
Creme de leite fresco
O creme de leite fresco é obtido diretamente do leite cru, sem passar por processos de conservação que utilizam aditivos ou estabilizantes. Contém uma maior quantidade de gordura se comparado ao de caixinha (geralmente entre 35% e 40%).
“O creme de leite fresco é o mais saboroso de todos justamente porque tem mais gordura e, além disso, ele bate chantilly, então é ideal para sobremesas e também para deixar sua receita mais saborosa e aveludada”, indica.
A textura inicial da versão fresca é bem mais leve e líquida e é possível regular essa consistência por meio da fervura. “Quando ele ferve, fica mais grosso”, completa a especialista.
Para você se guiar, essa versão é encontrada nos refrigeradores do supermercado e tem como ingrediente apenas o creme de leite pasteurizado.
Conclusão
Além de mais barata, a versão em caixinha do creme de leite é muito útil e pode ser usada em sobremesas e caldas. O problema é que costuma talhar em contato com altas temperaturas e em contato com a acidez de certos ingredientes, como vinho e molho de tomate. Além disso, o creme de leite de caixinha não bate chantilly.
Já o creme de leite fresco pode ser levado ao fogo sem talhar. Seu alto teor de gordura também permite que ele vire chantilly quando batido com uma batedeira. Porém, por não conter conservantes, tem menor durabilidade e precisa ser guardado na geladeira e usado em até 5 dias depois de aberto.
E o creme de leite de lata?
Com teor de gordura entre 20% a 25%, o creme de leite em lata vem com o soro separado, o que o torna mais encorpado do que o creme de leite fresco e pode alterar a consistência de algumas receitas. Ele é o único tipo em que é possível extrair o soro.
Esse produto recebe estabilizantes para que seja possível guardá-lo fora da geladeira e para que ele dure mais tempo. Algumas marcas utilizam aditivos como espessantes, o que talha o creme de leite ao ser levado ao fogo, portanto, preste atenção na composição do produto. Diferente do creme de leite fresco, também não é possível fazer chantilly com ele.
Receitas doces com creme de leite: 50 opções incríveis
Sobrou creme de leite? Veja como guardá-lo sem estragar