• Entrar
  • Cadastrar
Como plantar rabo-de-macaco em casa: cacto é ótima opção para jardineiros iniciantes. Veja passo a passo e dicas!

Cactos sempre são uma excelente opções para a jardinagem caseira! Veja como plantar a espécie rabo-de-macaco! 

Esse tipo de cacto é uma ótima opção para sempre ter em casa! (Créditos: Shutterstock)

Entre as plantas, os cactos são uma das que fazem mais sucesso! Eles exigem cuidados necessários bem fáceis, em comparações com as outras plantas, sendo esse um fator que impulsiona o seu sucesso. Existem diversas espécies diferentes, mas uma que chama muita atenção é a rabo-de-macaco. O seu formato realmente lembra ao do animal! Com ramificações cumpridas e finas, esse cacto pode agregar em muito na decoração de casas. Veja como cultivar e arrase!

Passo a passo para plantar o cacto rabo-de-macaco

O cacto rabo-de-macaco é uma planta suculenta bastante popular por seu aspecto pendente e seus longos caules cobertos por espinhos macios que lembram o rabo de um macaco. Para plantar esse cacto em casa, é importante ter um vaso com espaço suficiente para o crescimento do cacto. Coloque o cacto no centro do vaso e preencha ao redor com o substrato específico para cactos e suculentas, pressionando levemente para firmar a planta.

Regue moderadamente, permitindo que o substrato seque completamente entre as regas. No inverno, reduza a frequência das regas, pois a planta entra em dormência e precisa de menos água. O cacto rabo-de-macaco precisa de bastante luz, mas prefira um local com luz indireta ou meia-sombra, pois a exposição direta ao sol forte pode causar queimaduras nos caules. E prontinho! O seu cacto irá crescer bem e com saúde!

Dicas sobre o rabo-de-macaco

Existem algumas dicas quanto ao cuidado do rabo-de-macaco que devem ser seguidas para que a planta fique com uma boa aparência e, acima de tudo, se mantenha saudável. Confira agora!

Evite o excesso de água: como muitos cactos, o rabo-de-macaco é suscetível a apodrecimento das raízes se houver excesso de água. Certifique-se de que o vaso tenha boa drenagem.

Poda: podar não é necessário, mas você pode remover caules danificados ou mortos para melhorar a aparência da planta.

Regue da forma correta: regue diretamente o solo, evitando molhar os caules e as folhas para prevenir o aparecimento de fungos.

Tamanho do vaso: o cacto rabo-de-macaco cresce melhor em vasos pendentes, que permitam que seus caules longos e peludos caiam livremente.

Plantio saudável: adicione uma pequena quantidade de matéria orgânica, como húmus de minhoca, para fornecer nutrientes. Coloque uma camada de pedrinhas ou cacos de cerâmica no fundo do vaso para melhorar a drenagem.

Mais mudas: para ter mais uma muda de rabo-de-macaco, basta cortar uma ramificação saudável do caule, deixar secar por alguns dias para cicatrizar, e então plantar em um substrato para cactos. Mantenha o solo ligeiramente úmido até que a nova planta comece a enraizar.


Veja mais

Nunca guarde bulbos de alho inteiros na geladeira - siga o método deste especialista
Após 120 anos de crescimento, um bambu japonês acabou de florescer. E isso é um problema
É melhor abrir ou fechar as janelas quando está calor? A resposta vai te surpreender...

Temas relacionados