• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer cocada cremosa, de forno, tradicional e de maracujá: veja receitas do TudoGostoso
Já sabe como fazer cocada em casa? O doce à base de coco é uma delícia e pode ser consumido o ano todo! O TudoGostoso te ensina como preparar quatro versões diferentes. Confira as receitas e escolha sua preferida!

De forno, cremosa, tradicional e até de leite condensado: não importa o jeito, cocada é uma delícia e combina com todas as épocas do ano, não acha? O que talvez você não saiba é que a receita é muito simples de fazer e leva pouquíssimos ingredientes! Quer aprender como fazer cocada em casa para servir amigos e familiares? O TudoGostoso te ensina quatro versões diferentes e ainda dá dicas. Escolha sua preferida e bom apetite!

O coco fresco dá à cocada um sabor especial

Dicas para a cocada caseira dar certo

Antes de partir para as receitas, é importante que você tenha em mente algumas dicas que vão fazer toda diferença no resultado da sua cocada. Afinal, queremos aquele doce que remete à infância e aos sabores já conhecidos, então é preciso ter alguns cuidados para que a sua cocada caseira fique como o esperado.

Use coco fresco

Para ter uma cocada digna de vendedor da Bahia, você deve priorizar o coco fresco, ou seja, aquele ralado na hora, sem conservantes e sem açúcar. Por ser mais úmido, ele dará o ponto certo ao doce, deixando-a cremosa e molhadinha por dentro e sequinha e durinha por fora.

O coco industrializado não dá o mesmo efeito porque além de ser desidratado, contém açúcar, o que altera o sabor tradicional de cocada que já conhecemos. Se na sua região não é fácil encontrar o coco fresco, a dica é optar pelo congelado, possível de comprar em supermercados. Apenas deixe descongelar completamente antes de usar.

Escolha uma panela de fundo grosso

A receita original de cocada é preparada em tachos de cobre, um material que aquece rapidamente e retém o calor, fazendo com que o açúcar cozinhe por igual. Isso dá uma textura perfeita à cocada.

Provavelmente você não tem um tacho em casa, então você pode escolher uma panela de fundo grosso, como a de fundo triplo de inox. Ela tem função parecida com o tacho na retenção de calor, dando o efeito esperado.

Respeite o tempo de descanso da receita

A cocada só atinge aquele ponto delicioso de sequinha e açucarada por fora e molinha por dentro após descansar e esfriar. Assim que sai do fogo, ela ainda está mole, parecendo até que não vai dar certo. Mas não se preocupe, é só resistir à tentação e esperar a cocada esfriar antes de comer.

Como fazer cocada?

Anotou as dicas de como fazer cocada? Agora confira algumas receitas deliciosas:

Cocada tradicional

Essa é uma das receitas mais populares que existem, a de cocada tradicional ou cocada branca. Esta versão leva um toque de leite condensado, o que deixa a receita ainda mais úmida por dentro. Delícia!

Para fazer, é bem simples: o primeiro passo é preparar uma calda de açúcar em ponto fio. O ponto está certo quando a colher toca na calda e consegue puxar um fio de açúcar. Depois, é só misturar o coco fresco ralado e o leite condensado.

Para moldar, você vai precisar untar com óleo uma assadeira ou o mármore frio, como a bancada da cozinha. Molde com a ajuda de duas colheres de sopa a cocada no formato de quenelle, como um bolinho oval. Espere esfriar e endurecer completamente antes de servir. Confira a receita completa de cocada!

Cocada cremosa

Cocada cremosa de colher é opção para quem prefere sobremesas geladas

Quer pular a etapa de moldar e esperar esfriar? A cocada cremosa de colher é uma opção interessante. Essa é uma receita mais molinha, para comer gelada, e é bem prática de fazer. Você vai precisar de leite condensado, leite de vaca, coco fresco e canela em pau e cravo da índia, se gostar.

O modo de preparo é superfácil: só misturar todos os ingredientes e cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até ficar consistente. Depois é só levar à geladeira. Veja o passo a passo da cocada cremosa.

Cocada de forno

Já sabe como fazer cocada assada cremosa no forno? Além de ser uma delícia, é um dos tipos de cocadas mais simples e práticas de preparar. Nem se preocupar com o ponto certo você vai precisar!

Além de leite, coco ralado e leite condensado, essa receita leva ovo e manteiga. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e depois assar em fogo baixo. Veja todos os detalhes da receita de cocada de forno.

Cocada de maracujá

Para quem ama sabores mais cítricos, a cocada de maracujá é uma ótima pedida. O suco da fruta equilibra bem o açúcar que vai na receita, deixando um gostinho muito especial. O modo de preparo é bem parecido com a cocada tradicional.

Mas nessa receita, o suco de maracujá substitui a água da calda de açúcar. O restante do preparo é igual: adicionar coco e leite condensado, cozinhar até soltar do fundo da panela e depois modelar com a colher em uma forma untada. Dá uma olhada na receita de cocada de maracujá!

Qual é o ponto da cocada?

Saber o ponto certo da cocada é uma das principais dúvidas de quem vai se aventurar na cozinha com esta receita. A verdade é que o ponto certo depende de qual tipo de cocada você escolher, mas é possível fazer um paralelo com o ponto do brigadeiro, que estamos mais acostumados.

Para uma cocada durinha, o ponto ideal é quando a mistura de coco já cozinhou o bastante, a ponto de soltar do fundo da panela. Mas se a receita é de cocada cremosa, dá para desligar o fogo antes, enquanto está mole.

Tenha em mente que a quantidade de açúcar, água e leite (quando usado) também variam conforme o resultado esperado. Uma cocada sequinha leva menos líquidos, enquanto a cremosa ou de colher precisam de mais.

Veja mais:

Como fazer sorvete caseiro: descubra o ingrediente que garante a cremosidade da sobremesa

Receita de donuts: aprenda a fazer a rosquinha de filme americano em casa

Receitas com suspiro para devorar suspirando de tão gostosas

Temas relacionados