• Entrar
  • Cadastrar
Cientistas revelam a surpreendente razão pela qual a cerveja é mais gostosa quando está gelada - e não é o calor que você está sentindo!

'É por isso que bebemos cerveja gelada!', revela o autor responsável pela pesquisa surpreendente.

Cientistas revelam a surpreendente razão pela qual a cerveja é mais gostosa quando está gelada - e não é o calor que você está sentindo!

Razão pela qual a cerveja é mais gostosa gelada é revelada, segundo os cientistas (Foto: Shutterstock)

Uma cerveja gelada é imbatível! Esteja frio ou calor, aqui no Brasil os amantes de cerveja não dispensam uma boa gelada. E não é por acaso. Os cientistas descobriram a razão pela qual essa bebida, que tem um benefício surpreendente, é mais gostosa gelada.

Isso só comprova por que beber uma caneca "mofada" de cerveja é tão prazeroso, além de ter até alguns nutrientes vantajosos para a saúde como já apontado em estudo. Se você tem curiosidade para saber, então confira essa revelação baseada em estudos antes de abrir uma cerveja.

Cientistas descobrem por que uma cerveja gelada tem um gosto tão bom

Segundo os pesquisadores, o sabor da cerveja gelada é mais gostoso porque tem a ver com a forma como o álcool se comporta em diferentes temperaturas. E nada se compara a abrir uma cerveja bem gelada em um dia quente.

O estudo foi realizado da seguinte forma: em um laboratório, os pesquisadores mediram o "ângulo de contato" de uma série de soluções que consistiam em concentrações variadas de etanol - a forma mais comum de álcool - em água.

Com isso, eles conseguiram entender como as moléculas da mistura estavam interagindo umas com as outras.

  • Em baixas concentrações de álcool, os cientistas perceberam que o etanol forma mais estruturas em forma de pirâmide em torno das moléculas de água.

  • Mas quando a concentração de álcool foi aumentada, eles descobriram que o etanol começou a se organizar de ponta a ponta, como se estivesse em uma cadeia.

  • Os pesquisadoras descobriram que essas formações também eram afetadas pela temperatura: em soluções com 5% de etanol (semelhante à cerveja) houve um aumento nítido nas estruturas semelhantes a cadeias quando a cerveja foi resfriada a 5°C em comparação com a temperatura ambiente.


Isso explicaria por que os provadores profissionais relatam um sabor mais forte de etanol na cerveja depois de ela ter ficado na geladeira, segundo apontaram os pesquisadores.

'É por isso que bebemos cerveja gelada', revela autor da pesquisa

Uma característica importante do etanol é um sabor amargo e levemente adocicado, por isso é bom poder saboreá-lo em uma cerveja.

"É por isso que bebemos cerveja gelada", explicou o autor principal do estudo, Lei Jiang, da Academia Chinesa de Ciências.

Os pesquisadores disseram que essa descoberta, publicada na revista Matter, poderia ser aproveitada pelo setor de bebidas alcoólicas para obter um sabor "semelhante ao do etanol" com a menor concentração de álcool possível.

Veja mais!

Esse é o tempo que você precisa ficar sem álcool para o seu cérebro se recuperar, diz estudo

Misturar bebida faz mal mesmo ou é mito? Descubra a verdade

Temas relacionados