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Cerveja fonte de nutrientes: veja o que novo estudo afirma sobre benefícios da bebida alcoólica

Beber cerveja pode fazer bem para a saúde quando consumida em níveis controlados, confira o que o estudo diz

Em pequenas doses, a cerveja traz mais benefícios do que malefícios (Créditos: Shutterstock)

Pode abrir uma latinha para comemorar! Um estudo recente apontou que beber cerveja traz mais benefícios para a saúde do que muita gente imagina. Todo mundo está cansado de ouvir que bebidas alcoólicas fazem mal para o cérebro, fígado e todo o nosso corpo. Só que, em doses controladas, é possível consumir bebidas alcoólicas sem que faça mal à saúde, incluindo a cerveja. Nessas circunstâncias, de acordo com uma nova pesquisa, a cerveja pode se tornar até uma aliada para o nosso bem-estar! Confira no TudoGostoso o que o estudo descobriu sobre os nutrientes da cerveja e qual o limite de consumo da bebida para aproveitar seus benefícios.

Quais os benefícios da cerveja?

O estudo feito pela Kirin Holdings Company em 2022 apontou que a cerveja tem benefícios principalmente na regulação do sistema digestivo. Segundo os responsáveis pelo relatório, a cerveja é melhor do que muitos alimentos probióticos, aqueles que possuem micro-organismos vivos que regulam a flora intestinal e, por consequência, mantêm o equilíbrio da nossa saúde.

A cerveja tem esse efeito por ser rica principalmente em aminoácidos essenciais, vitaminas e substâncias bioativas. Como consequência, ela consegue inibir bactérias prejudiciais ao corpo e estimular a produção de lactobacilos e bifidobactérias que são boas para o nosso intestino e para todo o corpo. O estudo, apesar de novo e apontar o poder probiótico da cerveja, não é o primeiro a falar dos benefícios da cerveja em consumo moderado.

A cerveja é uma bebida natural e sem conservantes ou aditivos, ao contrário de muitas bebidas populares como refrigerantes e sucos de caixinha. Ela tem menos calorias, menos carboidratos, menos gordura e pode até controlar o seu colesterol para manter um bom equilíbrio entre o HDL e LDL, famosos bom e mau colesterol. Isso vale principalmente para as cervejas puro malte, que tem menos calorias do que as cervejas de trigo. A bebida é rica em vitamina B e ácido fólico que são associados com a prevenção de doenças cardíacas.

Um estudo na Revista Internacional de Endocrinologia apontou que cerveja pode até fortalecer os ossos e outro na e na Revista de Biomedicina e Biotecnologia mostrou que a cerveja pode inibir a formação de bactérias nos dentes. Todos esses benefícios, é claro, só aparecem com um consumo moderado. Beber exageradamente tem efeito contrário e seus malefícios para o nosso corpo rapidamente sobrepõem todo o bem que a cerveja poderia trazer.

Qual o limite recomendado de cerveja?

Os benefícios da cerveja não dão carta branca para consumir o quanto quiser. Tudo em exagero pode fazer mal e quando falamos de bebidas alcoólicas a linha entre os prós e os contras é bem marcada. E a cerveja também não é a única com potencial de fazer bem para a saúde. Beber vinho pode fazer bem para o coração e até a cachaça tem benefícios. Tudo é questão de quanto e como as bebidas alcoólicas são consumidas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo máximo recomendado de bebidas alcoólicas por semana é equivalente a 21 unidades de álcool para homens e 14 unidades de álcool para mulheres. A quantidade exata de doses, latas ou taças depende da bebida escolhida e do teor alcoólico. No caso da cerveja, isso é equivalente a entre 12 e 14 latas de cerveja por semana para homens e 5 a 8 latas para mulheres.

Mas isso não quer dizer que pode passar a semana inteira sem beber e então tomar 10 latas de uma vez. O limite máximo recomendado para um único dia é metade do consumo semanal. O ideal mesmo para aproveitar os benefícios da bebida é espaçar mais o consumo e manter um limite saudável de uma lata por dia para mulheres e duas para homens.

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