O Brunch é um tipo de refeição servida em um horário entre o café da manhã e o almoço. O termo não é muito conhecido aqui no Brasil, mas lá fora ele é bem popular, principalmente nos fins de semana e feriados, quando as pessoas tendem a acordar mais tarde. Como o horário para o brunch geralmente é entre as 10h e às 14h, o ideal é que a refeição seja um pouco mais farta que o desjejum, mas sem ser tão completo quanto um almoço.
Aqui no TudoGostoso, nós temos algumas sugestões de pratos para brunch, como pães, sanduíches, panquecas e Waffles. Se você procura por uma opção mais saudável e livre de glúten, esta salada de couve com cogumelos é a escolha perfeita. O preparo é delicioso, saudável e muito fácil de fazer. Veja como fazer.
Receita de salada de couve com cogumelos: preparo é opção de brunch saudável e livre de glúten
Ingredientes:
- 250g de cogumelos
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 pé de couve crespa
- parmesão ralado
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Em uma frigideira grande antiaderente aqueça, azeite e frite o alho em fogo baixo por 1 minuto. Depois, adicione os cogumelos fatiados e cozinhe até ficarem macios.
- Adicione a couve cortada em tiras finas na frigideira. Misture tudo e acrescente sal a gosto. Você também pode adicionar outros temperos de sua preferência.
- Cozinhe a couve junto com os cogumelos em fogo baixo até as folhas murcharem. Por último, retire a salada do fogo e coloque em um recipiente/prato.
- Para finalizar, coloque um pouco de queijo ralado por cima. Seu brunch está pronto. Você também pode acrescentar outros ingredientes de acordo com seu gosto pessoal, como tomates cereja, azeitonas e ovos.
Brunch: o que é e quais as melhores opções de pratos para esta refeição
O termo brunch é a junção das palavras em inglês referentes a café da manhã (breakfast) e almoço (lunch). Sua proposta é justamente ser um intermediário entre as duas refeições. Por isso, o ideal é que ele seja um pouco mais reforçado que o café da manhã, mas não tão completo como um prato principal para o almoço. Esse tipo de refeição é muito comum em países da Europa e EUA e, por isso, é muito comum encontrar no cardápio dos restaurantes desses lugares opções de pratos para brunch.
O brunch é conhecido como o café da manhã de quem acordou tarde. Porém, a refeição também combina como um encontro entre amigos ou familiares no horário da manhã. Alguns exemplos de pratos para brunches são bolos, omeletes, sanduíches, biscoitos, pães, panquecas, waffles, ovos, tapiocas, crepes, frutas, tortas (doces e salgadas), geleias e cereais. Para as bebidas, além do café, também são servidos sucos, chás, leite e vitaminas. Em alguns casos, também são oferecidas bebidas alcoólicas, como vinhos e drinks leves.
Veja também:
Salada de couve-flor: uma receita básica e simples, mas surpreendente
Pãozinho ZERO GLÚTEN de couve-flor: receita LOWCARB é muito simples e fácil de fazer