• Entrar
  • Cadastrar
Aqui está o 'truque dos cinco' para fazer compras semanais saudáveis de um jeito muito mais fácil

Qualquer dieta que queira ser saudável pode se beneficiar deste método simples na hora de fazer sua lista de compras.

Depois de descobrir esse truque para ir às compras, sua alimentação vai ser muito mais saudável (Foto: Canva)

Fazer as compras pode parecer uma tarefa fácil, mas muitas vezes nos vemos perdidos diante de tantas opções do supermercado, quase precisando de um verdadeiro manual de sobrevivência.

Escolher os produtos certos para uma dieta balanceada em casa é complexo, mas para facilitar a ida ao mercado para os consumidores, nada melhor do que aprender um truque vindo direto de uma especialista. A nutricionista Maria de la Llum dividiu um método simples para garantir que todos os macronutrientes estejam presentes, sem falta, nas refeições caseiras.

O segredo, aponta a expert em nutrição, é baseado no número cinco. Para começar, ela divide as compras em cinco grandes grupos: frutas, vegetais, proteínas, carboidratos e fontes de gordura. Em seguida, compra cinco opções de cada um deles, considerando uma unidade por dia da semana de trabalho.

Isso significa comprar cinco frutas, cinco vegetais, cinco alimentos proteicos, cinco alimentos com carboidratos e cinco alimentos gordurosos por pessoa. Dessa forma, você tem certeza de que não comete erros ou compra coisas que não deveriam fazer parte de uma dieta equilibrada.

Nutri dá exemplo de como aderir ao truque dos cinco; vídeo!

Quer um exemplo na prática? Ao escolher os vegetais, ela sugere escolher cinco entre pepino, cenoura, brócolis, couve-flor, rabanete, tomate, alface, espinafre, cebola, abobrinha e berinjela. Já entre as frutas, cinco dentre morangos, framboesas, mirtilos, maçãs, pêras, kiwis, manga, mamão, uvas, melancia, melão, banana, tangerina, damascos, pêssegos, cerejas, laranjas e abacaxi.

A nutricionista aconselha ainda tentar priorizar aqueles que são locais e sazonais. Na categoria de carboidratos, lembre-se de que são batatas, batatas doces, arroz, massas, legumes, pães, bolos de aveia e cereais integrais. "Lembre-se de que os carboidratos integrais contêm mais fibras, o que fará com que você se sinta mais saciado", enfatiza.

Para obter proteínas, escolha ingredientes como ovos, tofu, tempeh, soja texturizada, carne e peixe. Por fim, na seção de gorduras, escolha opções saudáveis como azeite de oliva, abacate, nozes, guacamole, queijos com alto teor de gordura, peixes gordurosos, carne vermelha e chocolate amargo com um mínimo de 85% de cacau.




Veja mais:

- Você está jogando fora todos os nutrientes dos legumes com esse erro ao cozinhar;

- Que tal fazer caldo de legumes de duas formas baratas e muito fáceis. Descubra!

Temas relacionados