Pode parecer mentira, mas uma garrafa PET explodiu na casa de um morador de Brasília, que enviou as filmagens do momento exato para o Globo. Nele, é possível notar a embalagem de refrigerante em cima da bancada que, após alguns minutos, explode, derramando líquido e jogando “pedrinhas” de bebida congelada para todos os lados. Apesar de não ter causado nenhum ferimento, a explosão da garrafa de plástico poderia ter causado acidentes graves. O TudoGostoso vai explicar por que a garrafa PET explodiu e o que você deve fazer para evitar que isso aconteça na sua casa. Confira!
Por que a garrafa PET de refrigerante explodiu? Entenda o fenômeno!
Você comprou um refrigerante, mas quer que ele gele rápido. Por isso, você coloca no congelador e vai fazer outras atividades. Contudo, acaba esquecendo a garrafa lá dentro, e a bebida congela. Na hora de começar a preparar a refeição, você lembra e retira a embalagem do congelador. Passado alguns minutos, você já está focado e distraído preparando a comida quando a garrafa PET explode em cima da bancada, assustando todo mundo da casa. Como assim?!
Segundo Caio Costa, professor de Física da Universidade Católica de Brasília, em entrevista ao g1, a explosão que aconteceu é resultado da solidificação do refrigerante. Ou seja, da mudança de estado físico de líquido para sólido. Ele explica que quando a água muda de estado, a densidade dela diminui, mas o volume aumenta. Por causa disso, ela exerce muita força dentro da embalagem da bebida, provocando a explosão.
O físico Emanuel Brandão, da Universidade de Brasília, também em entrevista ao g1, conta que a explosão aconteceu por causa da pressão exercida na parte interna da garrafa PET. Porém, o mesmo pode acontecer com outros tipos de material, como vidro, o que pode causar danos muito maiores.
Além disso, Brandão conta que a bebida ser gaseificada também influencia no acidente. Segundo ele, qualquer líquido congelado pode causar uma explosão, mas o fato da bebida conter gás aumenta as chances. E não estamos falando só de refrigerante, não, viu? Cerveja, água com gás e qualquer bebida gaseificada ou fermentada, como kombucha, que libera gás carbônico.
Quando o líquido é apenas água, ou não há a presença de gás, a garrafa tende a romper em vez de explodir. A pressão causada pela solidificação unida à pressão natural do gás que causa a grande explosão.
Cuidados que você deve tomar para garrafa PET não explodir
Para evitar que a garrafa PET exploda na sua casa e cause acidentes, você deve prestar atenção em alguns detalhes:
- Evite deixar a garrafa muito tempo no congelador
- Não coloque uma garrafa cheia para congelar
- Caso a bebida congele, não tire do freezer direto para temperatura ambiente (transfira para a geladeira para ela descongelar lentamente).
Seguindo essas dicas simples e práticas, você conseguirá evitar acidentes na sua cozinha!
Veja mais:
Por conter gás carbônico, assim como os refrigerantes, a água com gás faz mal?