• Entrar
  • Cadastrar
Como lidar com essa onda de calor no Brasil que pode até matar: você precisa tomar essas atitudes na sua cozinha

Uma onda de calor chegará ao Brasil e afetará todas as regiões; veja o que fazer na cozinha para para lidar com as temperaturas extremas sem correr riscos!

Veja as dicas do TudoGostoso sobre os cuidados que você deve ter na cozinha durante a onda de calor! (Créditos: Shutterstock / TudoGostoso)

A meteorologia já avisou: uma onda de calor atingirá todas as regiões do Brasil, alcançando temperaturas de 40º a 45º C em pleno inverno. Ainda que alguns estados estejam “acostumados” a lidar com essa temperatura durante o verão, o fato de ocorrer no inverno é preocupante e as autoridades avisam que o aumento brusco oferecerá risco à saúde. Por isso, é necessário tomar diversas medidas para se manter saudável e conseguir passar por esse momento sem tantos riscos. Pensando nisso, o TudoGostoso montou um guia do que você precisa fazer na cozinha para lidar com a onda de calor e não deixar os alimentos estragarem. Confira!

O que fazer na cozinha para lidar com a onda de calor

A onda de calor deve durar duas semanas no Brasil, segundo a MetSul, com os picos entre o final desta semana e o início da próxima. Em épocas de calor, o cuidado com a alimentação precisa ser redobrado, já que o aumento da temperatura permite uma maior proliferação de micro-organismos, tanto os causadores de doenças quanto aqueles que estragam os alimentos.



Para que você possa se organizar para se alimentar corretamente, nós vamos te dar algumas dicas do que você deve fazer na cozinha para não correr risco durante esse tempo. Confira.

Não deixe a comida fora da geladeira

Quando falamos em não deixar comida fora da geladeira estamos falando de preparos recém-feitos. Deixe apenas o tempo suficiente para esfriar levemente e leve para o refrigerador. Feijão, arroz, salada, massas, carnes… Mesmo cozidos, é indispensável que eles não fiquem muito tempo fora da geladeira para não azedar e estragar.

É claro que essa dica também vale para qualquer outro alimento cru e para os vegetais também. A manteiga e a margarina, que muitos brasileiros tem o costume de deixar do lado de fora porque fica dura demais quando gelada, deve ficar sempre refrigerada, sendo retirada apenas na hora de utilizar.

Tome bastante cuidado com o leite, mesmo que ele esteja dentro da validade ou até mesmo que a caixa esteja fechada. Se preferir, guarde-o ainda fechado na geladeira.

Fique atento ao prazo de validade dos alimentos

É claro que devemos ficar atentos ao prazo de validade dos alimentos sempre, não só em situações de extremo calor. Porém, durante esse período, é imprescindível que você tenha ainda mais cuidado. Olhe sempre a validade, principalmente de carnes e laticínios, antes de consumir ou preparar alguma coisa.

Evite utilizar ingredientes que azedam com facilidade

Sabe aquela salada de maionese ou aquele sanduíche natural? É melhor deixar de lado durante esses dias. Dê preferência para preparos com ingredientes mais simples, sem muitos cremes com ovos e leite, porque eles azedam muito rápido. Se, mesmo assim, você quiser comer uma salada de batatas, por exemplo, troque a maionese por creme de leite e sempre mantenha a salada na geladeira.

Coloque a geladeira no máximo

A gente sabe que deixar a geladeira e o congelador no máximo consome mais energia, o que gera mais gastos. Contudo, durante as próximas semanas, pode se fazer extremamente necessário deixá-los em máxima potência para conservar melhor os alimentos e evitar problemas.

Evite geladeira e congelador lotados

Outro detalhe muito importante é evitar que a geladeira e o congelador fiquem lotados. Quando isso acontece, o eletrodoméstico não consegue manter a temperatura fria o suficiente, ainda mais em dias extremamente quentes. Tenha apenas o essencial e deixe espaço para o ar circular.

O TudoGostoso espera que todos consigam passar por essa onda de calor com tranquilidade! Siga as orientações das autoridades locais, mantenha-se hidratado e bem alimentado, evite ficar no sol e, caso seja necessário, não esqueça de usar protetor solar! Caso você sinta qualquer mal-estar, procure um médico imediatamente.

Veja mais:

Acabou a luz e a geladeira está cheia? Veja quanto tempo os alimentos duram e como conservar

Temas relacionados