• Entrar
  • Cadastrar
Airfryer X forno convencional: aqui está tudo que você precisa saber para tomar a decisão certa na sua cozinha
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

A airfryer se popularizou por sua facilidade e praticidade no preparo de uma série de receitas, mas o forno convencional ainda tem o seu valor (e pode fazer toda a diferença!)

Airfryer X forno convencional: aqui está tudo que você precisa saber para tomar a decisão certa na sua cozinha

Aprenda a escolher o método certo no preparo de cada tipo de receita (Fotos: Shutterstock)

Você sabe diferenciar quando é melhor usar a airfryer e quando o forno convencional é a melhor opção no preparo dos alimentos? Muita gente acredita que a rapidez e praticidade da airfryer compensam qualquer coisa, mas a escolha certa muda tudo.

Isso porque o método de cozimento dos alimentos influencia diretamente na textura, no sabor e até no tempo de preparo de cada prato. Por isso, o forno convencional tem o seu valor na cozinha.

Saiba quais são as principais diferenças entre os dois métodos de cozimento e entenda quando escolher a melhor opção para cada tipo de receita.

Quando é melhor usar a airfryer ou o forno convencional no preparo dos alimentos

O perfil Cozinhando com Ciência (@cozinhandocomcienciaufsc/), do curso de Nutrição da UFSC e com coordenação da professora Ana Paula Geraldo, lista as principais diferenças sobre como funciona cada método de preparo de receitas.

Como funciona cada um air fryer:

Funciona como um miniforno de convecção, aquecendo o ar com uma resistência elétrica e usando um ventilador potente para circulá-lo rapidamente.

Esse fluxo cozinha os alimentos de maneira uniforme, deixando-os crocantes, semelhante à fritura, mas com menos ou nenhum óleo.

Destaque para a circulação intensa de ar quente, que proporciona cozimento rápido e crocante.

Como funciona o forno convencional:

Pode ser elétrico ou a gás, aquecendo os alimentos por resistências ou queimadores. O calor é distribuído lentamente e de forma homogênea, permitindo um cozimento gradual.

Alguns modelos possuem função de convecção para uma distribuição mais eficiente do calor.

Destaque para a distribuição ampla e lenta do calor, ideal para assados grandes e receitas que exigem cozimento uniforme.

Principais diferenças entre airfryer e o forno convencional

O que você precisa saber sobre o efeito de cada método no cozimendo dos alimentos.

  • A airfryer proporciona alimentos crocantes e dourados como fritura, sem óleo. Ideal para porções menores, esquenta rapidamente e cozinha em menos tempo, sendo mais econômica devido ao uso menor de potência;

  • Já o forno convencional mantém a umidade dos alimentos, por isso é ideal para assados. Tem maior capacidade, permitindo preparar pratos grandes como carnes inteiras e pizzas. Demora mais para praquecer e assar, resultando em maior consumo de energia.

Quais alimentos ficam melhores na airfryer e no forno convencional

Quer uma ajuda para fazer as melhores escolhas na hora de escolher entre a aifryer e o forno tradicional? Veja essas dicas fáceis!

Prefira a aifryer quando for preparar esses alimentos:

1. Batatas: as batatas fritas, rústicas ou chips, ficam mais crocantes por fora e macias por dentro, sem precisar de imersão em óleo. Uma dica é borrifar um pouco de óleo antes de assar para melhorar a textura.

2. Legumes grelhados: vegetais como abobrinha, berinjela, cenoura, brócolis, couve-flor e pimentão têm o cozimento rápido na fritadeira a ar, que mantém a textura firme, realçando o sabor dos vegetais. Tempere os legumes antes com azeite, sal, ervas e especiarias para um sabor mais intenso.

3. Pequenos cortes de carnes: peças de carne em cortes pequenos como bifes, linguiças, almôndegas e hambúrgueres são ótimas opções para a aifryer. A crosta é formada rapidamente e mantém o interior suculento. Uma dicas é virar na metade do tempo para dourar por igual.

Prefira o forno quando for preparar esses alimentos:

1. Bolos, tortas e pães: esses preparos precisam de calor constante e gradual para crescerem corretamente. Uma dica é colocá-los no forno preaquecido e evitar abrir a porta antes do tempo indicado.

2. Lasanhas e massas gratinadas: o forno convencional é ideal porque cozinha os ingredientes de maneira equilibrada, derretendo o queijo uniformemente. Dica: cubra com papel alumínio na primeira metade do cozimento para evitar ressecamento.

3. Carnes grandes e assados de longo tempo: o forno é ideal para carnes grandes e assados longos, proporcionando cozimento lento que deixa as carnes macias e suculentas. Dica: marinar antes e assar em temperatura média para manter a suculência.

Veja mais!

Quando o forno elétrico é melhor que a airfryer? Descubra qual eletrodoméstico é melhor para ter na sua cozinha

Sou nutricionista e garanto: "A airfryer pode ser a pior opção dependendo de como você usa"

Temas relacionados