Esse bolo simples, feito à mão, fica incrivelmente leve e macio, perfeito para quem quer praticidade sem abrir mão do sabor
Se tem uma coisa que eu aprendi na cozinha foi que nem sempre é preciso ter muitos ingredientes ou equipamentos para fazer um bolo perfeito. Esse aqui, que eu costumo chamar de “bolo de nada”, é uma receita antiga que aprendi com minha avó e que nunca falha.
Ele é feito todo na mão, em uma única tigela, e mesmo assim fica extremamente fofinho, daqueles que derretem na boca.
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de óleo (ou 4 colheres de manteiga ou margarina)
- 1 xícara (chá) de leite
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Eu começo preaquecendo o forno a 180 °C.
- Em uma tigela, bato levemente os ovos com um fouet ou garfo.
- Acrescento o açúcar e misturo bem.
- Adiciono o óleo e mexo até incorporar.
- Em seguida, começo a alternar o leite e a farinha de trigo peneirada.
- Misturo aos poucos até a massa ficar lisa e homogênea.
- Coloco uma pitada de sal para realçar o sabor.
- Por último, adiciono o fermento e misturo delicadamente.
- Despejo a massa em uma forma untada e enfarinhada.
- Levo ao forno por cerca de 40 a 45 minutos.
O truque para deixar o bolo super fofinho
O segredo dessa receita está em não bater demais a massa.
Eu misturo apenas o suficiente para incorporar os ingredientes. Isso ajuda a manter a leveza e garante uma textura mais macia.
Outro ponto importante é sempre colocar o bolo em forno já preaquecido, isso faz com que ele cresça melhor desde o início.
Por que esse bolo é chamado de “bolo de nada”
Esse nome pode parecer estranho, mas faz sentido. Ele é um bolo mais neutro, sem um sabor muito marcante. E é justamente isso que eu gosto nele. Ele combina com tudo: café, geleia, manteiga ou qualquer cobertura que você quiser.
Dicas para variar a receita
Se você quiser dar um toque diferente, eu costumo fazer assim:
- adiciono essência de baunilha
- coloco raspas de limão ou laranja
- sirvo com uma cobertura simples
Mesmo sendo básico, esse bolo sempre faz sucesso.
Veja mais
Esse bolo de chocolate quente molhadinho é para comer assim que sai do forno: eu nem tiro da forma, acaba rapidinho