• Entrar
  • Cadastrar
“Você está perdendo nutrientes se faz isso com a abobrinha”: o erro que muita gente comete ao consumir o vegetal e que você precisa evitar

A abobrinha é um alimento repleto de nutrientes essenciais para a saúde, mas se cometer um erro comum no preparo você perde parte dos benefícios

“Você está perdendo nutrientes se faz isso com a abobrinha”: o erro que muita gente comete ao consumir o vegetal e que você precisa evitar

Evite fazer isso com a abobrinha e aproveite melhor os benefícios do alimento (Créditos: Shutterstock)

Não é segredo que comer abobrinha faz muito bem para a saúde. Esse vegetal saudável e rico em nutrientes é versátil e pode ser aproveitado em inúmeras receitas com abobrinha, frias e quentes, salgadas ou doces, em cubos ou raladas. Mas, não importa o preparo que escolha, você pode estar cometendo um erro na hora de preparar abobrinha sem nem saber!

Se você tem o costume de descascar todo e qualquer vegetal na hora de comer, saiba que você está perdendo nutrientes se faz isso com a abobrinha. Muitos dos benefícios da abobrinha que ajudam tanto estão, na verdade, mais presentes na casca. Por causa disso, descascar a abobrinha é um erro e um desperdício de nutrientes! Descubra no TudoGostoso quais os benefícios da abobrinha com casca e como aproveitar todos os nutrientes do vegetal.

Quais são os benefícios da abobrinha com casca?

De forma geral, todos os benefícios conhecidos da abobrinha estão presentes no vegetal, seja ele com ou sem casca. Isso vale para o controle da diabetes, para a saúde do coração, para a prevenção de anemia, para o fortalecimento da imunidade e dos ossos, e mais. A grande diferença que prova que a abobrinha é um dos alimentos que você deve comer com casca está no quanto você se beneficia dela. Afinal, algumas vitaminas e minerais podem até estar no interior, mas a maior quantidade está na casca.

Em alguns casos, os efeitos positivos são reduzidos drasticamente ao descascar abobrinha. É o caso das fibras, que estão presentes em peso na casca. Ao consumir a abobrinha com casca, você melhora a sua saúde intestinal e só assim consegue os benefícios de controle de gordura e açúcar do organismo por completo.

A casca da abobrinha, mesmo sendo fina, também tem uma alta concentração de água, sendo ideal para se hidratar sem depender de água. E ainda tem a luteína, um carotenoide que é responsável pela coloração da casca da abobrinha e que tem um poder antioxidante para o corpo. Isso sem contar todos os outros benefícios que são potencializados ao consumir abobrinha com casca.

Como consumir abobrinha sem perder os nutrientes?

A boa notícia para quem quer consumir abobrinha com casca e todos seus nutrientes é que essa pele não afeta o sabor e a textura da maioria das receitas. Diferentemente de alimentos como laranja ou berinjela, a casca da abobrinha é fina, tem uma textura próxima ao seu interior e o gosto é similar. Assim você pode simplesmente cortar, fatiar, picar ou ralar a abobrinha com casca e usá-la como quiser.

Mas, se quiser aproveitar ainda mais os nutrientes da abobrinha, escolha receitas que evitam fritura, muito óleo ou cozimentos prolongados. A abobrinha empanada na airfryer é um bom exemplo de receita saudável com o ingrediente. Mas a melhor maneira de evitar perder nutrientes da abobrinha é consumindo crua, como em saladas, ou então fazendo o branqueamento, uma técnica de cozimento que realça sabor, aumenta durabilidade e diminui a perda de nutrientes de vegetais.

Veja mais:
Como deixar a abobrinha gostosa: aprendi essa receita com a minha mãe e sempre faço para os meus filhos
Como fazer para a abobrinha não amargar: veja as dicas
"Superfácil e muito bom": use abobrinhas para fazer um delicioso bolo de chocolate sem glúten e muito úmido

Temas relacionados