• Entrar
  • Cadastrar
Suplementação de colágeno funciona mesmo? Estudo desaprova e especialistas orientam o que fazer
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

O colágeno é usado por muitos como um suplemento, mas será que ele é realmente benéfico?

Suplementação de colágeno funciona mesmo? Estudo desaprova e especialistas orientam o que fazer

Cuidado com a suplementação de colágeno. (Créditos: Shutterstock)

Prometendo benefícios que vão da melhora da pele à saúde das articulações, a suplementação de colágeno ganhou espaço nas prateleiras e nas rotinas de quem busca envelhecer com qualidade. Mas será que esses produtos realmente cumprem o que prometem? Um novo estudo científico coloca em dúvida a eficácia dessas suplementações, desafiando a popularidade do colágeno em pó, cápsulas e bebidas. Especialistas da Maastricht University Medical Centre realizaram pesquisas sobre esse tema. Venha conferir!

A suplementação de colágeno foi reprovada

Um estudo conduzido pelo Maastricht University Medical Centre, com a participação de outros institutos, avaliou os efeitos da suplementação de colágeno na síntese de proteínas musculares e conectivas durante a recuperação pós-exercício.Os resultados indicaram que a ingestão de colágeno não aumentou significativamente a taxa de síntese de proteínas musculares ou conectivas em comparação com o placebo.

Por outro lado, a ingestão de proteína de soro de leite (whey protein) demonstrou um aumento na síntese de proteínas musculares, mas não teve efeito adicional sobre a síntese de proteínas conectivas.

Como foi conduzido o estudo

Foram analisadas 45 pessoas jovens, saudáveis e fisicamente ativas, com média de idade de 25 anos e experiência prévia em treinamento de resistência. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos para consumir 3 pílulas diferentes: uma com 30g de soro de leite, uma com 30g de colágeno e outra de placebo não calórico.

Os resultados chegaram a conclusão que o grupo que ingeriu whey protein apresentou um aumento significativo na taxa de síntese de proteínas em comparação com o placebo. Nenhum dos grupos (whey, colágeno ou placebo) apresentou diferenças significativas nas taxas de síntese de proteínas conjuntivas musculares.

Veja mais

Esses são os sinais do seu corpo que a sua microbiota intestinal está desequilibrada
Se você tem cabides velhos, não jogue fora, você tem um tesouro: veja como usá-los na decoração de casa
Nunca mais comprei no mercado: essa receita de taco caseiro com 3 ingredientes que vai salvar o seu jantar!

Temas relacionados