Há alguns anos, era comum que todas as casas tivessem um cabo de antena coaxial para assistir televisão. Com o tempo, a chegada de outras opções como os serviços de streaming fez com que este tipo de conexão perdesse popularidade, e hoje em dia muitas casas possuem entradas deste tipo que já não são utilizadas. Porém, você deve saber que se tiver um cabo de antena coaxial você tem um tesouro, pois pode reutilizá-lo para criar uma rede Ethernet e ter internet com fio de alta velocidade.
Embora a opção ideal seja usar cabos adequados de Ethernet para ter uma boa conexão, os chamados cabos coaxiais podem ser uma boa alternativa quando não é possível instalá-los e você procura uma conexão mais estável que a internet sem fio do WiFi. Portanto, como indica o portal JeuxVideo em publicação recente, os cabos de TV podem ser transformados em cabos de rede usando adaptadores de coaxial para Ethernet sem a necessidade de realizar trabalhos adicionais em casa ou mesmo ser especialista na área.
Assim você pode aproveitar velocidades que variam de 100 Mbps ou 1 Gbps ou até 2,5 Gbps, desde que compre o modelo certo. Veja como seu cabo de TV pode virar um cabo de internet de alta velocidade.
Como usar um adaptador para conectar o cabo de TV em vários dispositivos
Graças a estes adaptadores, você tem a possibilidade de levar internet de alta velocidade a computadores, consoles de videogame, câmeras de segurança ou outros dispositivos que tenha em casa e precisem de conexão com a internet sem precisar comprar e instalar novos cabos. Porém, é importante que o cabo de TV esteja em boas condições e que tenha uma conexão direta entre os pontos que você deseja conectar. Além disso, os próprios amplificadores ou repetidores de sinal que costumamos usar podem afetar o desempenho, então é bom conectá-los em outros pontos se possível.
Após ter esses cuidados, se tudo funcionar bem, a instalação é muito simples: conecte o adaptador coaxial para Ethernet na ponta cabo, depois no dispositivo em questão, e não se preocupe com a configuração, pois geralmente é automática. Quanto aos fatores que afetam o desempenho, deve-se levar em consideração que aspectos como a qualidade do cabo, a distância entre os adaptadores ou a interferência eletromagnética influenciam.
Se a velocidade não for satisfatória, faça testes trocando locais e dispositivos até encontrar a melhor solução. Seja como for, se optar por um modelo capaz de aproveitar ao máximo este tipo de ligação, poderá desfrutar de velocidades que chegam a 2,5 Gbps no melhor dos casos. Sem dúvida, é uma opção muito interessante para aproveitar um cabo que está em desuso e acumulando poeira no fundo da gaveta.
Veja mais:
O truque simples para acabar com o pó da sua Smart TV sem medo de estragar o eletrodoméstico
Cientistas criam proteína a partir do ar e eletricidade que pode substituir o pão e o ovo no futuro
Especialista explica quais são os 5 aparelhos eletrônicos que não devem ser conectados a uma extensão