• Entrar
  • Cadastrar
Que o boldo é ótimo para a saúde todos sabem, mas você não imagina como é fácil plantar em casa!
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

O boldo é uma excelente planta para sempre ter por perto, então plante o quanto antes na sua casa!

Que o boldo é ótimo para a saúde todos sabem, mas você não imagina como é fácil plantar em casa!

Essa planta é a fonte de diversos benefícios! (Créditos: Shutterstock)

Além de ser um verdadeiro aliado no alívio de problemas digestivos, o boldo é uma planta resistente, que se adapta bem a diferentes ambientes e não exige muitos cuidados. Se você gosta de ter ervas fresquinhas sempre à mão, vai se surpreender com a praticidade de cultivar o boldo no quintal, na varanda ou até em vasinhos na cozinha. O TudoGostoso vai te mostrar o passo a passo para ter essa plantinha poderosa sempre por perto!

O tipo certo de boldo

Engana-se quem pensa que essa planta é tudo a mesma coisa! Existem dois tipos diferentes, mas o que mais se adapta ao clima do país é justamente um chamado de boldo-brasileiro, também chamado de boldo-da-terra ou boldo-rasteiro, e é o mais comum em hortas caseiras. Ele é mais fácil de cuidar e se adapta bem ao clima tropical.

Como plantar boldo

O boldo é geralmente plantado por estacas, que são pedaços do galho. Corte um galhinho de uns 10-15 cm de uma planta saudável. Retire as folhas da base, deixando apenas as de cima. Plante em vaso com terra rica em matéria orgânica, pode usar terra adubada ou um mix com húmus de minhoca. Regue levemente e deixe em um local com luz indireta até enraizar. Depois que enraizar, pode ficar no sol direto!

Cuidados com o boldo

O boldo gosta de sol pleno, pelo menos 4 horas por dia. A rega deve acontecer quando a terra estiver seca na superfície. Sempre evite encharcar. Pode regularmente para manter a forma e estimular novos brotos. Já para o vaso, utilize um vaso com boa drenagem, furos no fundo e camada de brita ou cacos de cerâmica antes da terra. O boldo cresce rápido! Se plantar no jardim, ele pode se espalhar bastante. Em vasos, fica mais controlado.

Veja mais

Não é batata: esse é o acompanhamento perfeito para servir com peixes e frutos do mar na Páscoa!
Como plantar tomate-cereja em vaso: confira 6 passos para cultivar o vegetal em casa e colher os frutos o ano inteiro
As melhores plantas para ter no quarto do casal: elas ajudam a dormir melhor e ainda decoram o ambiente

Temas relacionados