
Saiba por que você não deve esquentar líquidos no micro-ondas. (créditos: Shutterstock)
O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais úteis no dia a dia. Com o aparelho, é possível fazer várias receitas práticas e rápidas, além de esquentar alimentos. No entanto, uma coisa que você jamais deve aquecer no micro-ondas são líquidos.
A capacidade do micro-ondas de aquecer líquidos pode levá-los a um ponto acima da ebulição sem passar pelo processo natural de formação de bolhas. Como efeito, um pequeno movimento brusco pode desencadear um acidente, como queimaduras ou curto-circuitos devido à explosão da água em seu interior. Por isso, se você tem o costume de aquecer água, leite ou molhos no micro-ondas, pare imediatamente.
Por que não é uma boa ideia aquecer água ou leite no micro-ondas
Para entender completamente por que não devemos esquentar líquidos no micro-ondas, precisamos primeiro revisar como o aparelho funciona. A velocidade com que o micro-ondas aquece alimentos e bebidas se deve ao fato de que o calor gerado se expande dentro do alimento com uma energia semelhante à das ondas de rádio, TV ou até mesmo das ondas de luz, sendo gerado pelo magnetron. Este elemento é responsável pela vibração das moléculas de água, gordura e açúcar nos alimentos, produzindo calor e cozinhando-os.
Se combinarmos isso com suas paredes revestidas de metal, elas criam uma reação em que as micro-ondas ricocheteiam pela câmara. Ao mesmo tempo, o prato giratório, no qual os alimentos são colocados, ajuda a criar um calor mais uniforme, embora aí surja um dos maiores problemas: às vezes, ele não aquece de forma uniforme.
Em outras palavras, as micro-ondas funcionam gerando ondas eletromagnéticas de alta frequência que se propagam pelo espaço. As ondas são absorvidas pelas moléculas de água presentes nos alimentos ou líquidos colocados em seu interior e, uma vez que essas ondas encontram as moléculas de água, elas começam a interagir com elas, gerando vibrações ou atritos em nível molecular.
Todos esses movimentos dentro do micro-ondas geram moléculas cada vez mais rápidas, o que se traduz em um aumento de temperatura. É por isso que o tempo de aquecimento deste aparelho é tão rápido. O problema é que essa fricção também gera pontos quentes, ou seja, áreas que esquentam mais rápido que outras.
No caso de líquidos, o resultado é a ebulição eruptiva, onde o líquido ferve repentinamente quando tocado ou agitado, o que pode ser perigoso se não for manuseado com cuidado. Portanto, tudo depende de quão uniformemente você consegue aquecer suas bebidas e da temperatura que o recipiente atinge.
Como evitar que líquidos explodam no micro-ondas?
De modo geral, evite ao máximo esquentar líquidos no micro-ondas. Porém, em casos de emergências, existem maneiras de aquecer água, leite ou chá de forma mais segura:
Adicione algo sólido: se você estiver usando água para chá ou café, adicione um pouco de açúcar à água antes de aquecê-la. Dessa forma, você evita que ela exploda. Se você não gosta de açúcar, use uma colher (mas não de metal).
Use recipientes seguros: o ideal é aquecer em recipientes de vidro, cerâmica ou plástico adequados para micro-ondas.
Mexa o líquido: antes e depois de aquecer o líquido, mexa-o. Isso ajuda a distribuir o calor de maneira mais uniforme.
Não encha o copo: se você deixar espaço para a vaporização, não criará pressão excessiva que pode causar uma explosão. O ideal é deixar o copo ou xícara com até 2/3 de sua capacidade.
Use tampas: utilize tampas ou coberturas nos recipientes, mas sempre com espaço para o vapor escapar. Isso evitará respingos e permitirá uma fervura controlada.
Veja também:
Não deixe a manteiga fora da geladeira nesse calor! Faça isso para amolecer na hora de usar, sem micro-ondas!