Se você é um fã de bebidas destiladas como a vodca e a cachaça, você com certeza já reparou que elas não congelam, por mais que fiquem dias no freezer da sua casa. Mas se deixar a cerveja por poucas horas no congelador, já era! Você sabe por quê? Não? Então vem que o TudoGostoso te conta por que isso acontece!
Copos e garrafas de vodca no gelo
Por que a cerveja congela e a vodca não?
A resposta é simples: a cerveja contém bem menos álcool do que a vodca. "Mas, TudoGostoso, o que isso significa?"
O álcool etílico precisa de uma temperatura muito, muito baixa para congelar, aproximadamente -120º C. A vodca pode ter um teor alcoólico de até 55%, e isso é mais do que suficiente para impedir que ela congele. Além disso, a vodca tem outras substâncias (como sais) que ajudam a abaixar a temperatura de congelamento ainda mais. Enquanto isso, normalmente a cerveja possui entre 5 e 9% de álcool.
Agora, se você já deixou essa bebida no freezer por muito tempo, você deve ter percebido que ela adquiriu um consistência diferente, mais densa, parecendo um licor. Isso é normal, pois quando ela fica muito gelada, o seu conteúdo se expande e engrossa.
Doses de vodca
A melhor maneira de guardar a vodca
Existe, sim, a melhor forma de armazenar essa bebida para manter sempre o seu gosto característico. Confira a seguir!
1. Tampe bem a sua garrafa para o álcool não evaporar.
2. Não deixe a garrafa exposta ao sol de maneira nenhuma, pois ele pode alterar o sabor.
3. Guarde em locais escuros e, se possível, dentro da geladeira ou do freezer. Como contamos, não precisa se preocupar porque ela não vai congelar.
Se você curte a bebida, veja no TudoGostoso as receitas de caipirinha, batida de maracujá, nevada e muitas outras!
Garrafa e shot de vodca